Por meio dessa opção, é possível realizar a sincronização completa, que inclui as etapas de Configurações Zen, Sincronizar Usuários e Sincronizar Empresas e Funcionários.
Recomenda-se utilizar a Sincronização Inicial especialmente quando o processo está sendo feito pela primeira vez, pois ela executa todas as etapas de forma sequencial.
Caso prefira realizar as etapas separadamente (por exemplo, apenas a sincronização de empresas), acesse os seguintes materiais de apoio:
ATENÇÃO: Antes de iniciar o processo de sincronização, verifique se o usuário 0 - Administrador está com o campo Chave de Acesso preenchido. Caso não esteja, será necessário informá-la.
Para isso:
Acesse o sistema Zen utilizando um usuário com permissão de Administrador.
Vá em Minha Conta.
Clique no botão Token API Questor Zen.
Copie a chave exibida e utilize-a para preencher o campo correspondente do usuário 0 - Administrador.
Em seguida, cole a Chave de Acesso no campo de mesmo nome dentro do cadastro do usuário 0 - Administrador e clique em Salvar.
Finalizado esse ajuste, siga o caminho abaixo no módulo Gerenciador de Empresas para iniciar a sincronização: Áreas de Trabalho > Conexões > Zen > Sincronização Inicial
Para realizar a sincronização dos cadastros de usuários e empresas com o sistema Zen, é necessário, primeiro, conectá-lo ao sistema Questor. Siga o caminho: Módulo Gerenciador de Empresas > Áreas de Trabalho > Conexões > Zen > Configurações Zen
Nesta tela, preencha os dados solicitados:
Endereço Zen: informe o endereço completo do seu sistema Questor Zen. Exemplo: http://seudominio.app.questorpublico.com.br/ (Substitua seudominio pelo nome do seu domínio no Questor Zen.)
Chave de Acesso (TOKEN): informe a chave de acesso do usuário com o qual você está logado no sistema Questor. Para isso:
Acesse o sistema Zen com esse mesmo usuário (ele deve ter permissão de Administrador).
Vá em Minha Conta.
Clique no botão Token API Questor Zen.
Copie o valor exibido e cole no campo correspondente nas Configurações Zen.
Após preencher os dados, clique no botão Próximo. A conexão será realizada e o sistema avançará para a próxima etapa.
Por meio desta opção, é possível sincronizar os Usuários do Escritório. Para isso, acesse: Módulo Gerenciador de Empresas > Áreas de Trabalho > Conexões > Zen > Sincronizar Usuários
Nesta tela, preencha os dados solicitados:
Código Grupo: selecione um grupo específico para sincronizar apenas os usuários vinculados a ele. Se preferir, deixe o campo vazio para sincronizar usuários de todos os grupos.
Status: escolha o status dos usuários que deseja exibir (Não Sincronizado, Sincronizado ou Ressincronização Pendente). Observação: Para sincronizar novos usuários ao Zen ou conceder acesso inicial, selecione Não Sincronizado.
Sincronizar Tareffa: marque esta opção caso o escritório utilize o sistema Tareffa e deseje sincronizar também o cadastro dos usuários nele.
Após aplicar os filtros, clique em Executar e verifique o resultado apresentado pelo sistema. Se desejar alterar algum cadastro, clique no ícone de lápis na coluna Ações.
ATENÇÃO: Após executar o processo, será feita a sincronização dos usuários cadastrados com seus respectivos e-mails. Caso existam usuários com o mesmo e-mail ou sem e-mail informado, esses cadastros deverão ser corrigidos, pois não serão sincronizados com o sistema Zen.
Se estiver tudo da maneira desejada, clique em Sincronizar, e acompanhe o processo na área de Mensagem.
Os usuários aparecerão no sistema Zen e poderão ser consultados tanto no cadastro da empresa (módulo CRM) quanto em Configurações (ícone de engrenagem) > Usuários do Escritório.
Se, ao clicar em Sincronizar, aparecer a mensagem de erro “Host not Found - Socket Error #11001” no campo de Mensagem, verifique se a Chave de Acesso inserida em Configurações Zen está correta e preenchida.
Recomendamos obter novamente essa informação de um usuário com permissão de Administrador e atualizá-la no campo correspondente.
Por meio desta opção, é possível sincronizar os cadastros de Empresas e seus Funcionários.
Para isso, acesse: Módulo Gerenciador de Empresas > Áreas de Trabalho > Conexões > Zen > Sincronizar Empresas e Funcionários
Na tela, preencha os dados solicitados:
Empresa: selecione a empresa a ser sincronizada. Para sincronizar várias empresas, utilize os formatos abaixo: → Se os códigos forem sequenciais, utilize "..". Exemplo: para empresas entre os códigos 1 a 10, digite 1..10. → Se os códigos não forem sequenciais, utilize ";". Exemplo: para as empresas de código 1, 3 e 9, digite 1;3;9.
Filial: selecione a filial da empresa a ser sincronizada. Para múltiplas filiais, use o mesmo formato do campo Empresa. Para sincronizar todas as filiais de todas as empresas, digite "1..".
Organograma: selecione o organograma dos funcionários a serem sincronizados. Para múltiplos organogramas, utilize o formato do campo Empresa.
Contrato do Empregado: selecione um ou mais contratos para sincronizar funcionários específicos da empresa.
Enviar Sócios da Empresa: selecione Sim para sincronizar os sócios da(s) empresa(s) selecionada(s) ao sistema Zen.
Enviar Organogramas da Empresa: selecione Sim para sincronizar os funcionários das empresas ao sistema Zen.
Status Empresa: escolha o status dos usuários que deseja exibir (Não Sincronizado, Sincronizado, Ressincronização Pendente). Observação: para sincronizar novos usuários ou iniciar o uso do Zen concedendo acesso, selecione Não Sincronizado.
Sincronizar Tareffa: marque esta opção caso o escritório utilize o sistema Tareffa e queira sincronizar também os cadastros de usuários com ele.
ATENÇÃO! Para que a empresa seja sincronizada com o Tareffa, é obrigatório que o regime tributário esteja informado. Sem essa informação, a sincronização não será realizada.
Após aplicar os filtros, clique em Executar e verifique os resultados exibidos pelo sistema. Você pode conferir separadamente nas abas Empresas e Sócios.
Caso não queira sincronizar alguma informação específica (Empresas, Filiais, Organogramas ou Sócios), desmarque a respectiva caixa de seleção, conforme ilustrado na imagem a seguir.
Se tudo estiver correto, clique em Sincronizar e acompanhe o andamento do processo na área de Mensagem.
As empresas sincronizadas estarão disponíveis no sistema Zen, podendo ser consultadas no módulo CRM > Listar.
Os funcionários aparecerão no submenu Usuários, acessível ao clicar em Visualizar. Também é possível conferir os funcionários sincronizados pelo menu de acesso rápido: Configurações (ícone de engrenagem) > Usuários do Cliente.
Com a sincronização concluída com sucesso, clique em Concluir para finalizar o processo.
ATENÇÃO: Antes de iniciar o processo de sincronização, verifique se o usuário 0 - Administrador está com o campo Chave de Acesso preenchido. Caso não esteja, será necessário informá-la.
Para isso:
Acesse o sistema Zen utilizando um usuário com permissão de Administrador.
Vá em Minha Conta.
Clique no botão Token API Questor Zen.
Copie a chave exibida e utilize-a para preencher o campo correspondente do usuário 0 - Administrador.
Em seguida, cole a Chave de Acesso no campo de mesmo nome dentro do cadastro do usuário 0 - Administrador e clique em Salvar.
Finalizado esse ajuste, siga o caminho abaixo no módulo Gerenciador de Empresas para iniciar a sincronização: Operações > Módulo Gerenciador de Empresas > Conexões > Área de Trabalho Conexões > ZEN > Sincronização Inicial
Para realizar a sincronização dos cadastros de usuários e empresas com o sistema Zen, é necessário, primeiro, conectá-lo ao sistema Questor. Siga o caminho: Operações > Módulo Gerenciador de Empresas > Conexões > Área de Trabalho Conexões > ZEN > Sincronização Inicial.
Nesta tela, preencha os dados solicitados:
Endereço Zen: informe o endereço completo do seu sistema Questor Zen. Exemplo: http://seudominio.app.questorpublico.com.br/ (Substitua seudominio pelo nome do seu domínio no Questor Zen.)
Chave de Acesso (TOKEN): informe a chave de acesso do usuário com o qual você está logado no sistema Questor. Para isso:
Acesse o sistema Zen com esse mesmo usuário (ele deve ter permissão de Administrador).
Vá em Minha Conta.
Clique no botão Token API Questor Zen.
Copie o valor exibido e cole no campo correspondente nas Configurações Zen.
Após preencher os dados, clique no botão Próximo. A conexão será realizada e o sistema avançará para a próxima etapa.
Por meio desta opção, é possível sincronizar os Usuários do Escritório. Para isso, acesse: Operações > Módulo Gerenciador de Empresas > Conexões > Área de Trabalho Conexões > ZEN > Sincronizar Usuários
Nesta tela, preencha os dados solicitados:
Código Grupo: selecione um grupo específico para sincronizar apenas os usuários vinculados a ele. Se preferir, deixe o campo vazio para sincronizar usuários de todos os grupos.
Status: escolha o status dos usuários que deseja exibir (Não Sincronizado, Sincronizado ou Ressincronização Pendente). Observação: Para sincronizar novos usuários ao Zen ou conceder acesso inicial, selecione Não Sincronizado.
Sincronizar Tareffa: marque esta opção caso o escritório utilize o sistema Tareffa e deseje sincronizar também o cadastro dos usuários nele.
Após aplicar os filtros, clique em Executar e verifique o resultado apresentado pelo sistema. Se desejar alterar algum cadastro, clique no ícone de lápis na coluna Ações.
ATENÇÃO: Após executar o processo, será feita a sincronização dos usuários cadastrados com seus respectivos e-mails. Caso existam usuários com o mesmo e-mail ou sem e-mail informado, esses cadastros deverão ser corrigidos, pois não serão sincronizados com o sistema Zen.
Se estiver tudo da maneira desejada, clique em Sincronizar, e acompanhe o processo na área de Resultados.
Os usuários aparecerão no sistema Zen e poderão ser consultados tanto no cadastro da empresa (módulo CRM) quanto em Configurações (ícone de engrenagem) > Usuários do Escritório.
Se, ao clicar em Sincronizar, aparecer a mensagem de erro “Host not Found - Socket Error #11001” no campo de Mensagem, verifique se a Chave de Acesso inserida em Configurações Zen está correta e preenchida.
Recomendamos obter novamente essa informação de um usuário com permissão de Administrador e atualizá-la no campo correspondente.
Por meio desta opção, é possível sincronizar os cadastros de Empresas e seus Funcionários.
Para isso, acesse: Operações > Módulo Gerenciador de Empresas > Conexões > Área de Trabalho Conexões > ZEN > Sincronizar Empresas e Funcionários
Na tela, preencha os dados solicitados:
Empresa: selecione a empresa a ser sincronizada. Para sincronizar várias empresas, utilize os formatos abaixo: → Se os códigos forem sequenciais, utilize "..". Exemplo: para empresas entre os códigos 1 a 10, digite 1..10. → Se os códigos não forem sequenciais, utilize ";". Exemplo: para as empresas de código 1, 3 e 9, digite 1;3;9.
Filial: selecione a filial da empresa a ser sincronizada. Para múltiplas filiais, use o mesmo formato do campo Empresa. Para sincronizar todas as filiais de todas as empresas, digite "1..".
Organograma: selecione o organograma dos funcionários a serem sincronizados. Para múltiplos organogramas, utilize o formato do campo Empresa.
Contrato do Empregado: selecione um ou mais contratos para sincronizar funcionários específicos da empresa.
Enviar Sócios da Empresa: selecione Sim para sincronizar os sócios da(s) empresa(s) selecionada(s) ao sistema Zen.
Enviar Organogramas da Empresa: selecione Sim para sincronizar os funcionários das empresas ao sistema Zen.
Status Empresa: escolha o status dos usuários que deseja exibir (Não Sincronizado, Sincronizado, Ressincronização Pendente). Observação: para sincronizar novos usuários ou iniciar o uso do Zen concedendo acesso, selecione Não Sincronizado.
Sincronizar Tareffa: marque esta opção caso o escritório utilize o sistema Tareffa e queira sincronizar também os cadastros de usuários com ele.
ATENÇÃO! Para que a empresa seja sincronizada com o Tareffa, é obrigatório que o regime tributário esteja informado. Sem essa informação, a sincronização não será realizada.
Após aplicar os filtros, clique em Executar e verifique os resultados exibidos pelo sistema. Você pode conferir separadamente nas abas Empresas e Sócios.
Caso não queira sincronizar alguma informação específica (Empresas, Filiais, Organogramas ou Sócios), desmarque a respectiva caixa de seleção, conforme ilustrado na imagem a seguir.
Se tudo estiver correto, clique em Sincronizar e acompanhe o andamento do processo na área de Mensagem.
As empresas sincronizadas estarão disponíveis no sistema Zen, podendo ser consultadas no módulo CRM > Listar.
Os funcionários aparecerão no submenu Usuários, acessível ao clicar em Visualizar. Também é possível conferir os funcionários sincronizados pelo menu de acesso rápido: Configurações (ícone de engrenagem) > Usuários do Cliente.