A rotina Relacionamento Produto/Fornecedor e Serviço permite configurar regras que serão aplicadas automaticamente pelo sistema durante a importação de NF-e e NFS-e.
Com ela, é possível definir como cada produto ou serviço será escriturado, garantindo padronização, agilidade e redução de erros.
Para Produtos
Para Serviços
Durante a importação da NF-e, o sistema identifica os itens relacionados ao fornecedor e aplica automaticamente as regras definidas no relacionamento.
Observação: Para escrituração de NFS-e, será considerado o Código de Serviço informado na própria NFS-e, conforme a Lei 116/2003.
A rotina pode ser acessada em: Cadastros > Produtos e Serviços > Relacionamento Produto/Fornecedor e Serviço.
Tipo Operação: Informe o tipo de operação desejada. As opções são:
Consulta/Manutenção Produto Fornecedor/Serviço: Permite consultar relacionamentos existentes com filtros por fornecedor, produto ou código de serviço. Os campos não são obrigatórios.
Configurar Produto Fornecedor/Serviço: Permite criar um novo relacionamento entre produto e fornecedor. Nessa opção, os campos Cliente/Fornecedor e Produto/Serviço são obrigatórios.
Quando selecionado “Configurar Produto Fornecedor/Serviço”, os campos Cliente/Fornecedor, Produto/Serviço e Código Serviço tornam-se obrigatórios.
Na tela de configuração, devem ser preenchidas as seguintes colunas:
Fornecedor: Informe o código do fornecedor.
Referência Fornecedor: Para identificar que existe relacionamento de determinado produto para determinada referência do Fornecedor.
Produto: Informe o código do produto.
Referência Interna: Informe o código de referência interna do produto.
Essa coluna ajuda na conferência e ajuste de referências quando utilizada a opção Arrumar Referência nas Configuração de Importação de NF-e.
Alterações feitas aqui atualizam diretamente o cadastro do produto.
NCM: Informe a NCM do produto.
Natureza Origem: CFOP da nota fiscal de compra.
Natureza Destino: CFOP para escrituração no registro de entradas.
CST ICMS: Informe o código CST ICMS para lançamento do produto no registro de entradas.
CST IPI: Informe o código CST IPI para lançamento do produto no registro de entradas.
Status: Indica a situação para conferência do relacionamento. Nele será exibido três opções, sendo elas:
Importado: Criado automaticamente após conversão ou nova importação.
Em edição: Quando algum campo é alterado.
Auditado: Quando o relacionamento foi conferido e salvo.
É possível alterar o status manualmente, facilitando o controle dos relacionamentos revisados e daqueles que ainda precisam de ajustes.
A rotina permite criar relacionamentos entre os serviços definidos na Lei Complementar 116/2003 e:
Alguns pontos importantes:
Na aba Dados, será exibida a lista de relacionamentos já existentes ou a opção para cadastrar um novo.
⚠️Atenção!
Para o relacionamento funcionar corretamente, é necessário configurar:
- As Naturezas para detalhar itens
- Parâmetros de Importação
- Configuração do ISSQN
Para atender à EFD-Reinf 2.1, é obrigatório cadastrar Impostos Retidos e Natureza de Rendimentos, garantindo que o sistema preencha corretamente os campos ao importar as notas.
A consulta e exclusão de relacionamentos podem ser feitas via opção Consulta/Manutenção Serviço.
⚠️Importante!
Para que o relacionamento seja aplicado na importação de NFS-e, o parâmetro “Utiliza Relacionamento” deve estar configurado como Sim.
Após configurado uma vez, o sistema não solicitará novamente
Crie os relacionamentos de produto/fornecedor ou serviço.
Configure as regras de importação para o CST de destino em: Configurações > Importações.
Após conferir as sugestões de CFOP, CST e demais regras, salve o relacionamento para que o sistema aplique as configurações nas próximas importações.
Também é possível realizar o relacionamento diretamente na importação: Áreas de Trabalho > Importações > Notas > NF-e\NFC-e.
É possível optar por realizar o relacionamento Com Sugestão Automática ou Sem Sugestão Automática, onde o sistema terá os seguintes comportamentos:
Observação: Em um cenário ideal não terá mais que um produto com o mesmo código de barras, porém sabemos que a realidade dos clientes é outra, por este motivo levará vários itens para grid.
Neste cenário o sistema sugerirá sempre o item com o código mais antigo.
Como podemos observar na imagem acima o sistema sugeriu dois produtos, o produto 39 com o mesmo Código de Barras, por isso levou o produto marcado.
Além do 39, ele sugeriu o produto 2 onde possui mesma descrição e mesma NCM, porém não identificou, pois o produto mais próximo neste cenário é aquele que possui o mesmo código de barras.
Em um cenário que possuir 10 cadastros com mesma descrição, mesmo NCM e mesmo código de barras, o sistema identificará o mais antigo, ou seja, o código criado primeiro no sistema.
Lembrando: Em um cenário ideal não terá mais que um produto com o mesmo código de barras, porém sabemos que a realidade dos clientes é outra, por este motivo levará vários itens para grid.