Com a nova legislação sobre a unificação dos tributos, o sistema Questor Desktop passou a adotar um novo fluxo de leitura e validação de documentos.
Neste material, será explicado como o Questor Zen, o Quiu e o Tareffa se comunicam para atender a essas novas exigências legais de forma automatizada e segura.
ATENÇÃO!
Se o documento possuir apenas um código de imposto, a leitura continuará sendo feita normalmente, vinculando à obrigação correspondente.
Como por exemplo, um documento com código 5952 → a leitura vinculada será à obrigação “Guia PIS/COFINS/CSLL Retido | 5952”.
Ou seja, é necessário configurar especificamente essa obrigação ao robô Quiu, garantindo que a leitura dos documentos seja feita de forma adequada e que os dados extraídos sejam interpretados corretamente pelo sistema.
A leitura é realizada automaticamente pelo Quiu, por meio da coleta dos arquivos na Pasta Monitorada. Durante esse processo, o sistema identifica se há um único código de imposto ou múltiplos, o que impacta diretamente na tratativa da obrigação.
Para que o envio dos dados ocorra corretamente, é necessário que a obrigação Documento de Arrecadação de Receitas Federais - Unificado (Darf Unificado) esteja devidamente configurada no sistema. Caso ainda não possua essa obrigação configurada para o Quiu, será necessário realizar a configuração manualmente, conforme orientações apresentadas a seguir:
1. Realize o seguinte caminho: módulo Gerenciador de Empresa > Área de Trabalho Quiu > Quiu.
2. Em Área de Trabalho Quiu, clique em Configurações, e então selecione a opção “Obrigações Fiscais / Previdenciárias". Na tela redirecionada, localize e clique no ícone de "Novo".
3. Serão apresentados campos para preenchimento, nos quais recomendamos que as informações sejam inseridas conforme as orientações descritas a seguir:
Clique em Salvar, e, desta forma, a obrigação estará configurada corretamente.
Após concluir a configuração da obrigação no robô Quiu, é necessário preparar o sistema Tareffa antes de encaminhar o arquivo à Pasta Monitorada.
1. Nesse caso, no Tareffa, acesse o menu Cadastros Gerais > opção Serviços, e cadastre os serviços correspondentes a cada código de imposto presente no documento.
Para saber mais sobre como cadastrar serviços no Tareffa, consulte o seguinte material: Como cadastrar serviços no Tareffa?
Observe que, no exemplo a seguir, temos os códigos 1708, 3280 e 5952:
Para este exemplo, é necessária a criação de um serviço para cada código de imposto apresentado no documento.
2. Porém, é importante que, no cadastro deles, acesse a aba Integrações e, no campo “Termos para baixa (por integração)” informe o nome interno no seguinte formato:
nGemRRDarfGrafico,CodigoImposto:XXXX → Substitua "XXXX" pelo código do imposto correspondente (ex: 1708).
3. Após esse processo, realize o vínculo dos serviços às empresas correspondentes e a programação destes serviços, conforme destacado no documento que será lançado via Quiu.
Para saber mais sobre como programar serviços no Tareffa, consulte o seguinte material: Como programar serviços no Tareffa?
4. Isto feito, já é possível lançar o arquivo na Pasta Monitorada do Quiu:
5. Acompanhe o processo de leitura do Quiu, o envio ao sistema Zen, e, por fim, as baixas no sistema Tareffa.
IMPORTANTE!
É essencial que as empresas, para as quais as guias unificadas serão encaminhadas, estejam devidamente configuradas no sistema Zen, respeitando os seguintes requisitos:
- As empresas devem ser sincronizadas do sistema Questor ao sistema Zen;
- As empresas devem possuir, ao menos, 1 usuário cadastrado e com permissão ao tipo de documento Guias Federais (na categoria Departamento Tributário, em E-Doc/Envio) para que o documento seja encaminhado ao sistema Zen e, posteriormente, para baixa no sistema Tareffa.
QUIU:
ZEN:
Tareffa:
Quando houver apenas um código de imposto, a leitura será feita na obrigação DCTF Web - INSS Empresa;
Quando houver mais de um código, mesmo que todos relacionados à folha, a leitura será feita na obrigação Documento de Arrecadação de Receitas Federais – Unificado.
A partir deste momento, a definição entre realizar a baixa de forma separada ou unificada passa a ser uma decisão a ser tomada por cada escritório contábil, considerando as particularidades operacionais e fiscais de cada cliente atendido.
Se optar pela baixa separada, o sistema fará a validação normalmente;
Se preferir validar apenas um serviço unificado, será necessário entrar em contato com nossa equipe do Suporte WEB para ajustar a parametrização.
Essas mudanças garantem mais flexibilidade e aderência às novas obrigações fiscais!