A funcionalidade de importação de pagamentos do e-CAC, integrada ao Quiu, permite automatizar a baixa de DARFs diretamente no sistema Questor. Essa automação reduz tarefas manuais, minimiza erros e garante maior agilidade no controle tributário.
Para utilizar a Importação de Pagamentos pelo e-CAC via agendamento Quiu, é necessário realizar algumas configurações. Primeiro, configure um certificado digital válido para permitir as operações no Portal do e-CAC. Essa configuração deve ser feita na rotina Módulo Gerenciador de Empresas > Cadastros > Certificado Digital > Certificado Outorga.

Após configurar o Certificado de Outorga, acesse o cadastro de empresas pela rotina nGem > Cadastros > Empresas.
Na tela de empresas, vá até a aba Acompanhamento Empresa/Estabelecimento, seção Outorga, e selecione o Certificado de Outorga para a empresa desejada.

Antes de efetuar o agendamento, é necessário acessar a Área de Trabalho do Quiu, em Utilitários > Sincronizar Certificado Válido.

Nessa opção, é feita a sincronização do certificado com a API responsável pela integração com o Portal do e-CAC. Você deve selecionar o certificado diretamente da sua máquina, informar a senha, confirmá-la e, em seguida, clicar no ícone verde para concluir a sincronização.

Com todas as configurações concluídas com sucesso, será possível iniciar o agendamento.
Para que a ferramenta de Pagamentos do E-CAC seja executada de forma automática, será necessário a integração e agendamento deste processo pela ferramenta Quiu.
Para o agendamento será necessário acessar a rotina: Módulo Controle de Tributos > Áreas de Trabalho > Quiu > Procedimentos > Agendar.
Para realizar essa importação, clique no procedimento 13 - Importação de pagamentos do Site E-CAC e selecione a rotina Importar pagamentos do site E-CAC

Neste passo, é possível definir os parâmetros de importação:
ATENÇÃO! O sucesso do agendamento no Quiu não significa que os pagamentos já foram importados. Isso indica apenas que a API foi acionada para buscar os dados no e-CAC. Por padrão, essa busca ocorre após as 19h, devido à fila de processamento do próprio e-CAC — a não ser que o cliente utilize o Integra Contador, que permite a busca dos pagamentos em tempo real.
Após o agendamento ser concluído e executado, o usuário pode acompanhar o andamento do processo pelo Painel de Acompanhamento Captura Pgto(s) e-CAC. Esta ferramenta foi disponibilizada para auxiliar no monitoramento e gerenciamento das requisições feitas através do agendamento pela nova API.
Para acessar, vá até o módulo Controle de Tributos > Movimentos > Créditos > Federais > Pagamento com DARF, e clique no botão Acompanhamento Captura Pgto(s) e-CAC.


O Painel de Acompanhamento exibe o status atual da requisição. Os status disponíveis são:
Dependendo do status, é possível realizar algumas ações disponíveis nos botões da coluna "Ações":
ATENÇÃO! Caso não exista débito correspondente para a baixa do pagamento, ele não será baixado e retornará na aba "Verificar". Os registros serão listados conforme os filtros informados na tecla F7.