Este tutorial tem como propósito ensinar como configurar a integração do produto Questor Zen com o WhatsApp.
Existem dois tipos de integração disponíveis, que iremos abordar neste tutorial:
Primeiro de tudo, é necessário selecionar qual será a API desejada para realizar a integração, atualmente temos integração com as seguintes APIs:
- API WhatsApp Business (API Oficial da Meta) Integração WhatsApp Business
- API Chat Core Integração WhatsApp ChatCore
- API Digisac (Disponível apenas para a funcionalidade de Notificações) Integração WhatsApp Digisac
Selecione acima qual será a API desejada e realize os procedimentos de Contratação e configurações iniciais apontados nos links acima.
Após realizar as configurações em suas API, no passo 1, acesse: Configurações > Notificações Via WhatsApp
Na aba Geral Selecione sua API no campo e informe os campos solicitados, para que a integração funcione. (Obs. Esses campos são disponibilizados ao adquirir a API ou configurar, no passo 1)
Na tela Configurações > Notificações Via WhatsApp, nas abas E-Doc / Envio e Q-Colabore selecione quais Tipos de Documentos serão enviados para o WhatsApp de seus clientes, assim que forem postados no ZEN.
Atenção: As mesmas permissões aplicadas no sistema, serão validadas na notificação, ou seja, é necessário liberar acesso ao tipo de documento nas permissões de acesso do usuário.
Na tela Configurações > Notificações Via WhatsApp, na aba Q-Net Chatbot selecione quais relatórios estarão disponíveis para os usuários solicitarem no auto atendimento do WhatsApp.
Atenção: As mesmas permissões aplicadas no sistema, serão validadas na notificação, ou seja, é necessário liberar acesso ao tipo de documento nas permissões de acesso do usuário.
Após realizar os passos acima, ainda é necessário acessar o cadastro do usuário do cliente através do Menu > CRM > Listar > Abrir a empresa > Usuários do cliente, editar o usuário e informar os seguintes campos:
Notificações WhatsApp - Ativará as notificações via WhatsApp para este usuário.
Chatbot WhatsApp Q-Net - Ativará o autoatendimento de solicitação de relatórios para este usuário.
Número do Celular - indique o número do celular do cliente, onde as notificações serão enviadas.
Após todos os passos acima estarem prontos, ainda é possível utilizar a tela Configurações > WhatsApp Enviados e consultar a lista de mensagens já enviadas e na aba “Fila de Espera”, as mensagens a enviar.