Com a integração do E-DOC e Q-Colabore ao WhatsApp, o ZEN oferece notificações instantâneas de novos documentos. Os usuários podem receber novos documentos diretamente em seus dispositivos móveis, contribuindo para uma comunicação ágil e efetiva. Essa combinação poderosa de tecnologia e conveniência simplifica ainda mais o fluxo de trabalho.
Atenção: Neste tutorial, explicamos apenas o funcionamento básico do Painel da Meta para integração da API. Ainda será necessário verificar a conta e adicionar métodos de pagamento. A não verificação da Conta, pode ocasionar bloqueio da conta pela parte da Meta. Veja como verificar uma conta, clicando nesse Link
Acessando o menu "Configurações > Notificações via WhatsApp" existem algumas possibilidades de configurações de envio de notificações de novos documentos do Questor Zen para o WhatsApp dos usuários dos seus clientes.
O menu é separado em três grupos/Aba: Geral, E-Doc/Envio e q-Colabore:
Na aba Geral, poderão ser feitas as configurações e vínculos de uma conta do WhatsApp do seu negócio, que será utilizado para que o Questor Zen envie as notificações de Novos Documentos para seus clientes.
Para realizar a configuração, será necessário criar uma conta do WhatsApp Business. Abaixo um passo a passo de como criar sua conta do WhatsApp Business e configurá-la para utilização no Questor Zen.
3º Na próxima página, deve-se optar pela criação de um novo aplicativo, clicando em Criar aplicativo. Ele será utilizado exclusivamente pelo Questor Zen, para fins de envio de notificações.
Na sequência, selecione no campo Criar aplicativo, a opção Outro e clique em "Avançar"
Após selecione no campo tipo de aplicativo, a opção Empresa e clique em "Avançar"
Adicione um nome para o App, para fins de identificação interna desse novo aplicativo que está sendo criado e que será utilizado pelo Questor Zen, para envios de notificações. O nome do aplicativo não será demonstrado para seus clientes.
Informe um E-mail de contato do aplicativo que será utilizado pela Meta/Facebook, em caso de necessidade de contato com seu negócio.
Conta Empresarial (Opcional), selecione ou cadastre uma conta empresarial.
4º Após criação da conta do aplicativo, deve-se configurar o aplicativo WhatsApp para sua conta, acessando no painel da página da Meta o menu Configurar do aplicativo WhatsApp.
5º Na tela de configuração da API da Plataforma do WhatsApp Business, referente ao menu WhatsApp > Início rápido, selecione uma conta empresarial da Meta ou crie uma nova conta. Será necessário informar dados cadastrais do seu negócio, caso opte em cadastrar uma nova conta.
6º Após selecionado a conta empresarial para utilização, clique em Configurar App, vá até a Etapa 5: Adicione um número de telefone e clique no botão Adicionar telefone.
Na tela para adicionar o número de telefone, deverá preencher os seguintes campos:
Nome de exibição do perfil do WhatsApp Business, deverá ser informado o nome do seu negócio que será demonstrado para os seus clientes, para a identificação das notificações do Questor Zen para o WhatsApp
Fuso horário, deve-se selecionar o fuso horário de sua localização.
Categoria, selecione a(s) categoria(s) que melhor se enquadram no seu negócio.
Descrição da Empresa (Opcional), opção para descrever as informações de identificação do seu negócio.
Após preenchidas as informações, clique em Avançar e informe um número de telefone, que ainda não utiliza uma conta de WhatsApp.
Caso o número desejado já possua uma conta do WhatsApp, para que seja possível utilizá-lo como uma conta do WhatsApp Business será necessário fazer a exclusão dessa conta do WhatsApp.
7º Retornando para o menu, WhatsApp > Configuração da API, na Etapa 1: Selecione números de telefone, onde temos o De, selecione o número de telefone, que foi cadastrado anteriormente e com esse número selecionado, copie a Identificação do número de telefone.
ATENÇÃO! Após cadastrar o número do celular, é necessário clicar no botão Gerar token de acesso para que o número seja registrado na Meta. Esse Token gerado NÃO terá utilidade no sistema ZEN, podendo ser ignorado, porém, é necessário criá-lo para que o número seja corretamente habilitado pela Meta.
O valor do campo Identificação do número de telefone, deverá ser informado no Questor Zen no menu Configurações > Notificações via WhatsApp > Aba Geral, no campo Id Telefone:
8º Criar Token de acesso Fixo no menu Painel de Aplicativos > Configurações do negócio.
Acesse o menu Usuários > Usuários do Sistema > Adicionar
Preencha as informações:
Nome do usuário do sistema, nome de livre escolha e que não será demonstrado para os clientes.
Função do usuário do sistema, deverá ser escolhido a opção Administrador.
Na sequência, deve-se clicar em Criar usuário do sistema.
Na tela principal, onde passou a demonstrar o usuário cadastrado, deverá clicar na opção Atribuir ativos.
No menu Apps, selecione o aplicativo criado para as notificações do Questor Zen, criado no 3º passo deste manual, e nas permissões do aplicativo selecione a opção Gerenciar app e clique em 'Salvar alterações'.
Definidos os Aplicativos Ativos, já será possível gerar os tokens, clicando em Gerar novo token
Primeiro selecione o Aplicativo cadastrado, e defina as permissões que esse token terá.
Expiração do Token definida como Nunca.
Obrigatoriamente deverá ter as permissões:
whatsapp_business_messaging
whatsapp_business_management
Selecionado as permissões, clique em Gerar token, onde será então liberado e demonstrado o token do usuário de acesso ao WhatsApp Business.
Esse token deverá ficar gravado e salvo na aplicação do Questor Zen, sendo que não é possível recuperá-lo novamente, apenas gerar um novo token, caso tenha necessidade.
O Token gerado pela conta da Meta, deverá ser copiado e colado no Questor Zen, no menu Configurações > Notificações via WhatsApp > Aba Geral, no campo Token.
Na sequência, clique em Salvar.
Se o ID Telefone e o Token forem preenchidos corretamente, o cadastro será salvo com sucesso, caso contrário, deve-se conferir se os valores dos campos foram preenchidos corretamente e, ajustá-los, caso necessário.
9º No Questor Zen, defina os Tipos de Documentos que deverão gerar notificações no WhatsApp, selecionando a operação Cadastros, no menu Configurações > Notificações via WhatsApp, das abas e-Doc/Envio e Q-Colabore.
10º Configure os usuários, inserindo o número de WhatsApp e ativando as notificações no menu CRM > Listar > Detalhes Clientes > Usuários > Editar.
Essa configuração, também poderá ser feita pelo usuário do cliente, logado com sua própria conta e acessando o menu Minha Conta
Após as configurações feitas, é necessário inserir o Template no caminho a seguir:
Gerenciador do WhatsApp > Ferramentas da conta > Modelos de mensagem > Criar Modelo.
Categoria: Utilidade
Nome: questor_zen_message_template
Idiomas: Portuguese (BR)
Após clicar em Continuar e na aba Corpo, inserir o seguinte texto:
Olá, {{1}} ({{2}}),
Um novo documento foi cadastrado e já está disponível para acesso. Confira os detalhes abaixo:
📄 Assunto: {{3}} 📂 Tipo: {{4}} 🗓 Data de Publicação: {{5}} ✍️ Autor: {{6}}, {{7}}
🔗 Baixar documento - {{8}}
🔍 Visualizar no sistema - {{9}}
Obrigado.
Preencher o campo de Exemplo de conteúdo do corpo, conforme imagem abaixo:
11º Pronto, após feitas as configurações acima, os clientes passarão a receber as notificações de novos documentos publicados através do WhatsApp.
Este artigo foi útil?
Sim Não
Que pena! Se possível, deixe sua crítica ou sugestão abaixo para que possamos melhorar sempre