¶Como configurar empresas para captura de certidões?
Após realizar as Configurações Iniciais, é necessário configurar as empresas para as quais o sistema realizará a captura de CNDs, garantindo que o processo automático, ou mesmo o controle manual, ocorra conforme o esperado.
Para isso, acesse: módulo CND > Config. Empresas. Neste local, clique no botão “Configurar Novos Clientes”.
Selecione os clientes desejados na lista apresentada em “Clientes Não Configurados”, marcando a caixa de seleção correspondente. Em seguida, localize o modelo de certidão desejado em “Configurar Certidões” e clique no botão “+”. É necessário repetir esse processo para cada modelo de certidão que deseja configurar para as empresas selecionadas anteriormente. Trata-se de uma configuração em lote, ou seja, a definição de vários modelos de certidão para múltiplas empresas simultaneamente.
Após realizar esse processo, clique em Salvar.
É possível que, ao clicar para adicionar uma certidão na área de “Configurar Certidões”, o sistema apresente a seguinte mensagem:
Isso significa que a certidão em questão possui campos adicionais, que só podem ser ajustados na configuração individual de cada empresa. Sendo assim, você pode configurar as empresas com as certidões permitidas (que não apresentaram a mensagem de campos adicionais) e, posteriormente, ajustar os modelos que exigirem configurações específicas.
¶ Como configurar certidões para empresas individualmente?
Com as empresas já configuradas, é possível vincular novos modelos de certidão a elas ou ajustar os modelos já existentes, caso seja necessário algum ajuste individual.
Para isso, acesse o seguinte caminho: CND > Config. Empresas.
Na “Lista de Clientes Configurados”, localize o cadastro da empresa desejada e clique no ícone da lupa, de forma que serão apresentadas as categorias de CND.
Dentro de cada categoria, serão listados os modelos de certidão configurados para a empresa em questão. Para configurar um novo modelo:
Clique no botão de “+” da categoria desejada;
Localize e selecione a opção no campo Tipo de Certidão, de forma que os campos de Periodicidade e Status serão automaticamente preenchidos;
Caso o modelo de certidão possua campos adicionais, esses serão exibidos na área "Campos Adicionais", sendo necessário preencher as informações solicitadas.
Ao concluir o preenchimento dos campos, clique em Salvar para finalizar a configuração.
¶ Como editar/excluir/inativar um modelo de certidão já vinculado em uma empresa?
Acesse o seguinte caminho: CND > Config. Empresas.
Na “Lista de Clientes Configurados”, localize o cadastro da empresa desejada e clique no ícone da lupa, de forma que serão apresentadas as categorias de CND.
Clique no ícone com o símbolo “>” da categoria em questão para que sejam listados os modelos de certidão ali configurados. Em cada modelo, temos os seguintes botões de ação:
→ Ao clicar neste botão, a certidão seráencaminhada para aLista de Espera para uma nova tentativa de captura.
→ Ao clicar neste botão, será possível editar o modelo de certidão para modificar algum campo ali presente.
→ Este campo tem a função de ativar ou desativar a captura da certidão para a empresa selecionada. Quando a caixa estiver marcada, a captura estará ativa. Ao desmarcá-la (deixando-a vazia), a captura será desativada.
→ Ao clicar neste botão, a configuração de captura do documento será excluída para essa empresa.
Importante! Essas mesmas configurações estão disponíveis nas demais categorias, assim como na configuração de todas as empresas vinculadas e previamente cadastradas no módulo CND.
Dentro da configuração de cada empresa, estão disponíveis os seguintes botões de ação e suas respectivas funções (localizados no canto superior direito da tela):
→ Ao clicar neste botão, a empresa será inativada no módulo CND, interrompendo temporariamente as capturas de certidões.
→ Ao clicar neste botão, o sistema exibirá a tela “Vincular Usuário do Cliente para Recebimento de E-mail”, onde será possível selecionar os funcionários da empresa cadastrada que terão acesso às CNDs capturadas. Após selecionar, clique em Vincular.
Nesse caso, sempre que houver capturas ou alterações sobre os documentos, este funcionário da Empresa receberá essas informações.
→ Ao clicar neste botão, o sistema excluirá a configuração da empresa no módulo CND. Uma mensagem de confirmação será exibida para que o usuário confirme a exclusão, ciente de que todas as certidões emitidas também serão apagadas.