Implementamos uma nova rotina que permite a geração e envio automático da guia da DCTFWeb e Fgts Digital. Com uma simples configuração inicial, após realizar os fechamentos mensais, o Questor fará automaticamente a busca da guia da DCTFWeb no e-CAC e a geração e captura da guia do FGTS Digital Mensal no site, e o envio para o cliente por meio do eDoc.
A rotina realizará o download da guia disponível no portal e-CAC e no portal do FGTS Digital. Para isso é necessário que a declaração tenha sido transmitida por meio do envio da solicitação de transmissão imediata da DCTFWeb no evento S-1299 (Fechamento dos eventos periódicos) do eSocial.
A rotina irá verificar através do retorno no XML se houve o fechamento dos eventos periódicos, para posteriormente seguir com o download da guia.
Para utilizar o envio da guia é necessário que a empresa/escritório utilizem o módulo Zen.
Se a empresa já utiliza a automatização do Simples Nacional, o certificado já foi enviado.
No caso de utilizar Outorga basta enviar o certificado para a empresa outorgada, normalmente o próprio escritório.
Caso seja necessário enviar ou atualizar o certificado, siga as instruções disponíveis no manual acessando o link abaixo:
/Produtos/GestãoContábilCloud/FolhadePagamento/eSocial/Certificado_Digital/adicionar-ou-atualizar-certificado-digital-api-cloud
Orientação para uso de e-CPF
Se a empresa outorgada utiliza e-CPF, é necessário cadastrar uma empresa no módulo Gerenciador de Empresas com o CPF do certificado. Use dados fictícios, selecione "CPF" como tipo de inscrição e informe o número correspondente ao CPF do certificado.
Não é necessário realizar configurações adicionais em outros módulos. Após o cadastro, realize o envio para a API.
A rotina encontra-se menu: Obrigações > Folha de Pagamento - Impostos > Impostos - Guias Automatizadas
É realizado o cadastro da Configuração com os parâmetros necessários para a geração da lista de guias.
A rotina realizará a geração e captura da guia parametrizada com os seguintes filtros fixos:
Não será realizado filtro de Estabelecimento, Lotação Tributária, Tomar de Serviço, Local de trabalho Atual, CPF do Trabalhador, Matrícula e Código da Categoria.
Será gerado uma única guia para toda a empresa com todos os funcionários que tiveram FGTS no mês informado.
Não será possível realizar a geração da requisição se ainda não foi realizado o envio dos eventos S-1200 e S-2299 de todos os funcionários que possuem FGTS. Será apresentada uma mensagem de alerta informando que não foi identificado evento remuneratório (S-1200 ou S-2299) para os empregados.
No menu Execução será gerada a lista das empresas que passarão pelo processo de consulta.

Importante: Após preencher os parâmetros é necessário executar a rotina utilizando o ícone Executar.
A partir da versão 25.10.0.0, é possível realizar o agendamento do procedimento diretamente pela própria rotina.
Para isso, acesse o caminho: Obrigações > Folha de Pagamento - Impostos > Impostos - Guias Automatizadas > Execução.
Insira a configuração desejada e clique no botão Ações Quiu.
Serão exibidas duas opções — a primeira delas é Agendar Procedimento.

Ao clicar nessa opção, será exibida a tela para realizar o agendamento diretamente.
A segunda opção é Área de Trabalho Quiu.

Ao clicar nessa opção, será aberta a tela diretamente na Área de Trabalho Quiu. Nessa tela, é possível selecionar o procedimento desejado e realizar o agendamento, além de acompanhar os agendamentos já existentes.

Manual de agendamento dos procedimentos: Clique aqui.
No menu Controle de Transmissão serão demonstradas nas grids todas empresas que passarão pela consulta, bem como o andamento da consulta.
As informações ficarão organizadas nos cards de acordo com o status em que se encontram.
Agendados: Contempla todas as empresas que serão consultadas, que ainda não foram enviadas para a API de consulta (aplicativo desenvolvido para integrar informações de dois sistemas distintos).
Processando: Nessa opção são demonstradas as empresas que foram enviadas para consulta, mas ainda não receberam o retorno do processamento.
Verificar: Considera as empresas cuja consulta foi executada, mas houve algum impedimento para a finalização do processo.
Concluído: Demonstra as empresas que tiveram o processamento concluído com sucesso ou por intervenção do usuário.
Para que o sistema realize a busca no e-CAC é necessário que todos os pré-requisitos sejam atendidos.
Baixar Guias: Neste ícone, é possível baixar o arquivo da Guia. A opção ficará disponível nos cards "Concluído" e "Verificar".
No card "Concluído", você poderá baixar todas as Guias que estiverem disponíveis.
Já no card "Verificar", será possível baixar apenas as Guias cuja inconsistência está relacionada ao envio do Zen. Consultas com diferenças de valores ou erros em outras etapas não poderão ser baixadas por esse método.
Atualizar Registros: Atualiza as informações da grid e o status da consulta, conforme a evolução das etapas do processamento.
Agilizar Envio: Antecipa o envio das informações para a API. Desconsidera a Data Início Consulta informada na grid e faz o envio imediato.
Enviar Registros: Realiza o envio das informações para a API após preenchidos todos os pré-requisitos na data informada no cadastro da configuração.
Importante: A nova rotina faz a comparação entre o valor do imposto apurado pelo Questor e o valor encontrado na DCTFWeb/FGTS digital. Em caso de divergência entre os valores, considerando o arredondamento informado na configuração, o registro é movido para o card “Verificar” para que o usuário possa identificar as diferenças e realizar os ajustes.
Em caso de sucesso no processamento o registro seguirá para o card “Concluído” e a guia da DCTFWeb/FGTS digital será disponibilizada no e-Doc