A partir da versão 22.8.0.3 para DCTFweb e 24.3.0.4 para FGTS Digital, implementamos uma nova rotina que permite a geração e envio automático da guia da DCTFWeb e Fgts Digital. Com uma simples configuração inicial, após realizar os fechamentos mensais, o Questor fará automaticamente a busca da guia da DCTFWeb no e-CAC e a geração e captura da guia do FGTS Digital Mensal no site, e o envio para o cliente por meio do eDoc.
Importante: A nova funcionalidade realizará o download da guia disponível no portal e-CAC e no portal do FGTS Digital. Para isso é necessário que a declaração tenha sido transmitida por meio do envio da solicitação de transmissão imediata da DCTFWeb no evento S-1299 (Fechamento dos eventos periódicos) do eSocial.
A rotina irá verificar através do retorno no XML se houve o fechamento dos eventos periódicos, para posteriormente seguir com o download da guia.
Para utilizar a rotina de automatização da geração e envio da guia é necessário que a empresa/escritório utilizem o módulo Zen.
Se a empresa já utiliza a automatização do Simples Nacional, o certificado já foi enviado.
Caso seja necessário enviar, acesse as configurações do eSocial no menu eSocial\Configurações\Configurações Iniciais (Opção eSocial).
Utilize a opção Adicionar Certificado Válido disponível na barra de ferramentas, preencha os campos e execute a rotina.
Caso a empresa outorgada utilize e-CPF será necessário cadastrar uma empresa no módulo Gerenciador de Empresas, com o CPF do certificado. Na opção Cadastros\Empresas inserir um novo registro, configurar os dados (pode ser dados fictícios) e na aba Estabelecimentos no campo Tipo de Inscrição Informar CPF e abaixo o número do CPF do certificado.
Importante: Essa empresa criada não é necessário fazer nenhuma configuração em outro módulo do Questor (Como a Folha de Pagamento, por exemplo).
Para enviar o certificado para a central de certificados pelo módulo Gerenciador de Empresas ir à opção Cadastros\Certificado Outorga, utilize a opção Adicionar Certificado Válido disponível na barra de ferramentas, preencha os campos e execute a rotina.
Importante: No caso de utilizar Outorga basta enviar o certificado para a empresa outorgada, normalmente o próprio escritório.
é realizado o cadastro da configuração com os parâmetros necessários para a geração da lista de guias.
Campo Configuração: Código da configuração (a critério do usuário) exemplo '1'.
Descrição da Configuração: Descrição a critério do usuário.
Empresa ou Grupo de Processamento: A configuração pode ser aplicada para uma única empresa ou para um grupo de processamento. Cabe ao usuário definir este parâmetro. Se optar por cadastrar a configuração por empresa basta informar o código da empresa no campo Empresa. Se optar por configurar um grupo de processamento deverá informar o código correspondente no campo Grupo de Processamento Pré-cadastrado em Configurações\Grupos de Processamento.
Processa EFD-Reinf no Questor: Indicar se a empresa ou grupo de processamento informado processa a EFD-Reinf no Questor ou em outro sistema. Esta informação será utilizada para validar a conferência dos pré-requisitos necessários para a consulta da guia no e-CAC.
Tipo de Guia: Marcar o Check Box da DCTFWeb e FGTS Digital.
Valor máximo de arredondamento: Este valor será considerado para a comparação do valor da guia com o valor do imposto apurado no Questor. Se a diferença entre ambos exceder o máximo de arredondamento para mais ou para menos o usuário será alertado nas etapas seguintes. O valor máximo permitido para este campo é R$ 10,00.
Dia para início da consulta: Indicar o dia em que se deseja iniciar a consulta da guia. Permitido informar dias entre 01 e 15, do mês subsequente ao da apuração.
Parâmetros Zen
Enviar Automaticamente: Preencher com Sim.
Tipo de Envio (E-Doc): Informar o tipo do documento conforme cadastro da empresa no Zen.
A rotina realizará a geração e captura da guia parametrizada com os seguintes filtros fixos:
Tipo de Débito: Mensal
Vencimento: A vencer e Vencido
Não será realizado filtro de Estabelecimento, Lotação Tributária, Tomar de Serviço, Local de trabalho Atual, CPF do Trabalhador, Matrícula e Código da Categoria.
Será gerado uma única guia para toda a empresa com todos os funcionários que tiveram FGTS no mês informado.
Não será possível realizar a geração da requisição se ainda não foi realizado o envio dos eventos S-1200 e S-2299 de todos os funcionários que possuem FGTS. Será apresentada a seguinte mensagem:
No menu Execução será gerada a lista das empresas que passarão pelo processo de consulta.
Configuração: Informar o código da configuração cadastrada no menu anterior referente a empresa ou grupo de processamento que deseja realizar a consulta.
Competência: Indicar a competência para a realização da consulta
Tipo de Apuração: Selecionar o tipo de apuração correspondente (Mensal ou Anual).
Importante: Após preencher os parâmetros é necessário executar a rotina utilizando o atalho F9 ou o ícone Executar.
No menu Controle de Transmissão serão demonstradas na grid todas empresas que passarão pela consulta, bem como o andamento da consulta.
As informações ficarão organizadas nos cards de acordo com o status em que se encontram.
Agendados: Contempla todas as empresas que serão consultadas, que ainda não foram enviadas para a API de consulta (aplicativo desenvolvido para integrar informações de dois sistemas distintos).
Processando: Nessa opção são demonstradas as empresas que foram enviadas para consulta, mas ainda não receberam o retorno do processamento.
Verificar: Considera as empresas cuja consulta foi executada, mas houve algum impedimento para a finalização do processo.
Concluído: Demonstra as empresas que tiveram o processamento concluído com sucesso ou por intervenção do usuário.
Importante: Para que o sistema realize a busca no e-CAC é necessário que todos os pré-requisitos sejam atendidos.
A empresa não solicitou a transmissão imediata da DCTFWeb no enviou da S1299, o campo na grid permanece com “Não” até que seja enviado novo fechamento com a solicitação.
Após o processamento do novo fechamento, ao clicar no ícone Atualizar Registros a informação na grid é atualizada:
Na barra de ferramentas da grid estão disponíveis as funcionalidades que permitem atualizar a lista, bem como fazer o envio para a API de consulta.
Enviar Registros: Realiza o envio das informações para a API após preenchidos todos os pré-requisitos na data informada no cadastro da configuração.
Atualizar Registros: Atualiza as informações da grid e o status da consulta, conforme a evolução das etapas do processamento.
Agilizar Envio: Antecipa o envio das informações para a API. Desconsidera a Data Início Consulta informada na grid e faz o envio imediato.
Transferir para Concluídos com Intervenção: Esta funcionalidade é indicada para os casos em que o usuário deseja mover determinado registro para concluído por entender que não será necessário seguir com o processamento daquela guia. Por exemplo, a guia já foi gerada manualmente pelo cliente.
Ao executar esta ação de Transferir para concluídos com Intervenção é necessário informar a justificativa no campo observações:
Ao salvar a alteração o registro é movido para o card Concluído com status Concluído com Intervenção.
Após gerar a lista de guias no passo 2, é necessário enviar os registros, utilizando a ação “Enviar Registros”.
Os registros serão transferidos para o card “Processando”, onde permanecerão até que seja finalizado o processamento.
Importante: A nova rotina faz a comparação entre o valor do imposto apurado pelo Questor e o valor encontrado na DCTFWeb. Em caso de divergência entre os valores, considerando o arredondamento informado na configuração, o registro é movido para o card “Verificar” para que o usuário possa identificar as diferenças e realizar os ajustes.
Em caso de sucesso no processamento o registro seguirá para o card “Concluído” e a guia da DCTFWeb será disponibilizada no e-Doc: