A última etapa relacionada à DEFIS é a transmissão dos dados gerados ao PG-DAS.
Atualmente temos dois formatos de envio, sendo eles:
Abaixo será elencado a funcionalidade e regras compartilhadas entre elas e, além disso, quando o sistema utiliza uma ou outra.
Para efetuar a transmissão dos dados gerados o usuário deverá acessar a Área de trabalho do Simples Nacional em Declarações > Transmitir DEFIS.
Esta ação abrirá a tela de parâmetro para preenchimento dos seguintes dados:
Empresa: Abrirá a empresa selecionada e enviará os dados de Matriz e Filiais;
Data Inicial e Data Final: Período do ano-calendário da Declaração.
Contribuinte declara que permaneceu, durante todo o ano calendário, sem efetuar nenhuma atividade operacional, não operacional, financeira ou patrimonial?
Selecionar obrigatoriamente uma das opções que corresponde a questão acima referente a Inatividade na entrega:
Ao executar esta ação, os dados preenchidos na Declaração serão enviados, conforme a parametrização de Regras Fiscais e Contábeis dos menus: Áreas de Trabalho > Simples Nacional > Menu Configurações do Simples Nacional > Configurar Regras Contábeis DASN e Configurar Regras Fiscais DASN, as quais são transportadas à Declaração da DEFIS disponível em: Áreas de Trabalho > Simples Nacional > Menu Demonstrativos > DASN/DEFIS, ou seja, todos os dados preenchidos na Declaração do sistema serão transmitidos automaticamente, são eles: Identificação do Contribuinte, Informações da Pessoa Jurídica e Informações Econômicas e Fiscais dos Estabelecimentos.
Importante: Alguns campos da Declaração atual são preenchidos manualmente no momento do envio. É importante destacarmos que estes campos não serão tratados neste primeiro momento.
Por exemplo: Caso a empresa apresente dados de mudança de endereço do estabelecimento, este campo atualmente é preenchido no envio manual da Declaração, ou seja, não possui parametrização. Quando enviada pela API, este campo será enviado automaticamente como: Não. Se a empresa desejar enviar como Sim, terá que ser feito pela Declaração manual.
Campos não obrigatórios que serão enviados por padrão = Não ou sem preenchimento no envio da DEFIS por API:
O usuário poderá realizar a consulta do Envio através dos status de retorno que será exibido no Grid
Não Enviado - É necessário utilizar a ação de Transmitir Declaração para enviar os dados para API.
Aguardando - Nesse status o usuário poderá somente utilizar a ação de "Consultar Transmissão". (Para os casos do Envio pela API Questor, o status permanecerá nesse e somente será alterado após as 18:00hr)
Na Fila - Já está na Fila da API para ser processado, somente poderá consultar o status pela ação "Consultar Transmissão".
Em Andamento - Nesse status a API já está processando os dados, somente aguardar e consultar o status pela ação "Consultar Transmissão".
Sucesso - Foi realizada a entrega da Declaração. Nesse status o usuário poderá visualizar Log, Abrir Declaração e Abrir Recibo através da ação "Demais ações".
Erro de comunicação com API - Pode ocorrer instabilidade no sistema e não obter conexão com a API, nesses casos o usuário poderá utilizar a ação de "Transmitir Declaração" para tentar novamente.
Erro - Algum erro relacionado a entrega da declaração, pode ocorrer em alguns casos como: Sem certificado digital válido ou informações do Integra Contador incompatíveis. Nessas situações será preciso algum ajuste por parte do usuário e após poderá ser utilizada a ação de "Transmitir Declaração" para tentar novamente.
Ações Disponíveis
Para o sistema entender que a transmissão seja por API própria, a opção DEFIS na Configuração do Integra Contador deve estar desmarcada
Para isso o usuário deverá acessar: Opreações > Fiscal > Configurações Gerais > Opções Gerais
Quando utilizado API Própria o sistema fará o envio de acordo com o Tipo Login da Opção do Simples Nacional, sendo elas:
IMPORTANTE: Devido às tratativas da Receita Federal para restringir o acesso via robotização em horário comercial, a transmissão pela API Questor será processada apenas após as 18h.
O Integra Contador é uma plataforma que disponibiliza serviços voltados ao mercado contábil e fiscal, incluindo escritórios de contabilidade e demais empresas do ramo contábil, otimizando a prestação de serviços aos contribuintes.
O cadastrado do escritório/empresa deverá ser realizado diretamente pelo site da SERPRO
Com o acesso na Área do Cliente da SERPRO, serão disponibilizadas as seguintes chaves: Consumer Secret e Consumer Key, as quais serão utilizadas na configuração do vínculo do Questor com a API do Integra Contador.
Todo escritório contábil ou grupo empresarial que queira utilizar a integração com API Integra Contador para geração do DEFIS, precisará configurar em Operações > Fiscal > Configurações > Opções Gerais no detalhe Integra Contador: