A Área de Trabalho de Automatização do Simples Nacional é uma ferramenta que permite ao usuário configurar as empresas optantes pelo Regime do Simples Nacional de forma mais prática e objetiva. Além disso, a ferramenta possui opção para parametrização e automatização dos processos inerentes ao Simples Nacional e que são executados de forma repetitiva todos os meses, como auditoria, apuração, transmissão e envio das guias. Abaixo veremos algumas configurações necessárias para executar o processo automatizado.
Para o processo de Transmissão ocorrer de forma correta, é preciso escolher o tipo de login que a empresa utiliza.
Rotina Impostos \ Federais \ SIMPLES Nacional \ Optante pelo SIMPLES Nacional, campo Tipo Login. Sendo possível escolher as seguintes opções:
Essa ação deve ser executada para as empresas que realizam a entrega/transmissão do Simples Nacional com o "Tipo Login" = "Certificado Digital" ou "Procuração Eletrônica".
Ao acionar a ação, será exibida uma janela para que o usuário selecione o certificado digital e informe a senha do mesmo.
O usuário deve selecionar o certificado .pfx digital (o mesmo não precisa estar instalado na máquina) e inserir a senha que será Criptografada. O usuário deve digitar a confirmação da senha para poder executar o cadastro. O certificado digital será cadastrado na API de certificados digitais, de onde o processo de automatização vai consultar o mesmo no momento da transmissão.
Essa ação insere e atualiza o cadastro do certificado na API.
Importante: Se o certificado estiver vencido, no momento de inserir pela ação retorna mensagem de alerta
Caso seja realizado uma transmissão, mas não esteja cadastrado o certificado Digital ou o mesmo esteja cadastrado porém já vencido, irá retornar no painel de controle o Status de Alerta para que seja ajustado o cadastro. Após ajustado o cadastro o usuário pode utilizar a ação de Reenviar para transmissão e o processo seguirá o fluxo normal.
A configuração das integrações com o Zen são obrigatórias, informações de como configurar o Questor Zen podem ser verificadas em Zen.
Na entrega automatizada do Simples Nacional o processo é executado por um serviço (jobs) e neste caso é necessário informar a chave de acesso para o usuário ADMINISTRADOR, usuário utilizado pela execução automatizada.
A chave de acesso deve ser informada no modulo Gerenciador de Empresas em Utilitários \ Usuários \ Usuários do sistema
O envio da Guia e do Demonstrativo para o Questor Zen ocorre a partir da configuração da Obrigação Fiscal Guia Simples Nacional e Simples Nacional Demonstrativo
Na rotina Área de Trabalho Quiu / Configurações / Obrigações Fiscais Previdenciárias, informar as categorias de publicação automática Questor Zen para as Obrigações Fiscal Previdenciárias: 1 Guia Simples Nacional e 101 Simples Nacional Demonstrativo
O serviço jobs é quem executa o agendamento do Procedimento e também quem controla a fila de transmissão.
Realizar a configuração em Áreas de Trabalho \ Quiu \ Configurações \ Serviço Jobs e iniciar o Serviço Jobs na rotina Configurações / Configuração do Sistema, aba Serviços.
Maiores informações podem ser verificadas em Serviço Jobs
A área de trabalho de Automatização do Simples Nacional pode ser acessada na rotina Áreas de Trabalho \ Automatização Simples Nacional
Através deste menu, o usuário pode efetuar todas as configurações necessárias para que a empresa esteja apta para execução da apuração e transmissão do Simples Nacional. O menu apresenta as seguintes configurações:
No menu Parâmetros é onde será efetuada a configuração da automatização dos processos do Simples Nacional e conta com as seguintes opções:
Etapas do Processo: Onde será possível inserir sequências de configurações, escolhendo as Etapas que devem ser executadas, sendo elas: Auditoria, Apuração e Transmissão.
Apenas a Apuração será obrigatória, as demais serão opcional.
Publicar Demonstrativo Automaticamente: Neste parâmetro será possível selecionar as Opções:
Sim: Será publicado o demostrativo juntamente com a guia do simples nacional no Questor Zen
Não: Apenas será publicado a Guia de pagamento quando houver
Após selecionar essas opções, o usuário deve selecionar as empresas que pertencem a essa configuração.
Quando selecionado a opção de Auditoria o sistema vai habilitar a Etapa de Auditorias para que os usuários escolha quais auditorias devem ser executadas.
Importante: Havendo divergências na execução na etapa de auditorias para determinada Empresa, o sistema não vai seguir para as etapas seguintes, não irá para Fila para seguir o fluxo de apuração, transmissão e publicação no Zen. Neste caso o sistema irá gerar uma mensagem de alerta ao usúario, que deverá corrigir os itens identificados na auditoria e proceder com o Processamento Imediato ou Reagendar. Pode também ser executada pela rotina de execução Manual.
Exemplo do alerta que irá gerar por execução Manual:
Exemplo do alerta que irá gerar por execução Jobs:
Para as auditorias após apuração, a empresa irá para o painel de controle de transmissão com o Status em ALERTA, dependendo de uma ação do usuario para transmistir.
Exemplo de auditoria após apuração:
Permite a execução manual da rotina.
Quando for selecionada a opção "Configuração", o processamento será efetuado para todas as empresas contidas na configuração informada ( permite apenas uma "Configuração" por execução).
Caso seja selecionada a opção "Empresa", é obrigatório que esta esteja contida em uma "Configuração" de automatização válida (este campo é multi-seleção e permite que seja informada mais de uma "Empresa" por execução. Para informar várias empresas, informar os códigos das empresas separados por ponto e vírgula. Exemplo: 1;2;5;7;9).
Outro parâmetro obrigatório é a Competência Inicial e Competência Final que definem o período de processamento desejado (o formato da data é mês e ano. Exemplo: 06/2021).
Após a execução com sucesso, o processo vai para o Controle de Transmissão, onde é possível acompanhar o status da fila de transmissão.
Para que a ferramenta de Automatização do Simples Nacional seja executada de forma automática, será necessário a integração e agendamento deste processo pela ferramenta Quiu.
Dentro da ferramenta Quiu foi disponibilizado um novo Procedimento: 15 - Simples Nacional, que habilita a opção de agendamento Automatização Simples Nacional.
Marcando esta opção, na etapa de Configuração dos Parâmetros será apresentado uma tela similar a tela de Execução da Área de Trabalho de Automatização do Simples Nacional, porém com algumas restrições.
Nesta rotina, será permitido efetuar o agendamento utilizando o parâmetro "Configuração", ou seja, não é possível efetuar o agendamento por "Empresa".
No que se refere a "Competência” da Apuração do Simples", essa será obrigatoriamente o período "Mês Anterior".
Exemplo, a minha execução será realizada em 13/04/2022, logo, a competência da apuração do Simples será o mês 03/2022 que é o mês imediatamente anterior ao mês da execução.
Para executar competência diferente do mês anterior utilizar a Execução Manual.
Uma vez o agendamento executado com sucesso, o usuário pode acompanhar a fila de execução no Painel de Controle de Transmissão.
Nesse menu, será possível fazer o acompanhamento da transmissão por empresa. Serão exibidos Cards com as seguintes descrições:
Será possível aplicar um filtro da data de transmissão inicial e final para visualizar as empresas neste período.
Reenviar para Transmissão: Pendente, Alerta, Erro Comunicação API, Erro e Sucesso.
1º- Quando ocorrer Erro na comunicação com a API, o usuário pode enviar para transmissão novamente. Assim o status retorna para aguardando comunicação com API.
2º- Quando o status for sucesso e o usuário precisar retificar, poderá utilizar essa mesma ação de "Reenviar". Ao clicar na ação, permite reenviar para a fila de transmissão, sendo que o sistema irá questionar o usuário:
Deseja retransmitir apuração do período?
SIM: o sistema vai executar a apuração do Simples Nacional e enviar para a API.
NÃO: Aborta transmissão
Ao tentar retransmitir uma declaração com os mesmos dados já enviados para receita, irá retornar sucesso com as informações referente ao envio anterior, assim não ocasionando duplicidade no envia ao PGDAS.
3º- Se ocorrer Erro na transmissão será possível utilizar essa ação após os ajustes necessários serem efetuados.
4º- Quando a empresa estiver no Status Pendente e Alerta, será possível transmitir utilizando essa ação.
Publicar documento no E-DOC: Erro
Será enviada automaticamente a guia de recolhimento DAS para o Questor Zen. Ao transmitir a declaração mas não efetuar a publicação da guia no Zen, retornará com Erro na tela e no campo notificação a descrição do motivo. O usuário poderá realizar os ajustes necessários para conexão com o Zen e efetuar a publicação da guia novamente.
Visualizar Log: Erro Comunicação API, Erro e Sucesso
Séra possível verificar as informações geradas no Json de retorno. Apenas estará disponivel para os status: Erro Comunicação API, Erro e Sucesso
Excluir Transação: Aguardando Comunicação API, Alerta e Pendente
Abrir Guia Publicada: Sucesso
- Ação disponível para Status de Sucesso e que tenha publicação da guia no Questor Zen com data de trasmissão maior de junho de 2022. Para os casos em que não houver valor a recolher, a guia não é exibida.
Observação: Para que o painel esteja com as informações atualizadas é preciso utilizar a automatização e as ações do painel. Sempre irá constar o último envio, então se houver uma declaração retificadora transmitida, não será exibida a original no painel, mas sim, a transmissão retificada.
Enviar Transmissão em Lote:
Será possível selecionar pelos ChecklistBox as empresas que desejar enviar a transmissão em Lote. Os status que serão possível utilizar essa ação são Alerta, Pendente para CARD Pendente e Erro CARD Verificar.
Excluir Transação em Lote:
Será possível selecionar as empresas que desejar excluir as transações em Lote. Os status que serão possível utilizar essa ação em Lote são:
Aba Pendente: Alerta, Pendente
Aba Em Andamento.: Aguardando Comunicação API
Aba Verificar: Erro e Erro Comunicação API
Importante: Quando selecionado um status em que não é possível utilizar uma das ações em Lote irá retornar na tela mensagem impeditiva.
Através deste menu será possível executar dois demonstrativos para conferência do usuário.
Abaixo, imagem do fluxo de todo processo referente a automatização: