Através da rotina de Exportação DAR ISS API, é possível gerar o Documento de Arrecadação (DAR) Avulso, permitindo o pagamento de tributos não inscritos em dívida ativa no Distrito Federal.
Nesta rotina, serão listados os impostos mensais resultantes da apuração do ISS, identificados pelos códigos:
Para acessá-la, basta navegar em: Impostos \ Municipais \ Exportação DAR ISS - API. Ao abrir a rotina, insira o código da Empresa, Filial e o Período. Se desejar, é possível filtrar por código de imposto e variação. Por fim, clique em Executar.
Serão carregados os seguintes dados:
Razão Social; Imposto; Variação; Descrição; Competência; Vencimento; Valor; Situação; Notificação; Ações
Para enviar os dados à API e iniciar o processo automático de geração do DAR, clique no ícone "Exportar Dados API" na coluna "Ações". Após isso, o status do campo mudará de "Não Enviado" para "Enviado".
Em seguida clique no ícone "Atualizar Status", nesta etapa é necessário permanecer aguardando o progresso do status situação igual a "Aguardando".
A API estará realizando o envio dos dados ao site e operando as quebras de captcha, na coluna "Notificação" desta rotina, é possível acompanhar o processamento até que a guia esteja disponível para a sua impressão.
Durante o processamento, a API realizará até 5 tentativas consecutivas a cada 2 minutos, para garantir o sucesso da quebra do Captcha e da raspagem dos dados no site. Na coluna de notificação, será exibida a tentativa que está em andamento.
Observação: Quando o cadastro do estabelecimento não contém informações obrigatórias, como CEP, Complemento, Bairro, DDD e Fone, necessárias para a geração do DAR, o campo correspondente será destacado na coluna "Notificação". Nesse caso, o usuário deverá acessar a aba "Estabelecimento" no cadastro da empresa, completar os dados em falta e, em seguida, retornar à rotina de envio para executar a transmissão novamente.
Após concluir todo o processo e verificar que a situação mostra status "Pronto", clique no ícone "Imprimir Guia DAR-ISS"
O documento estará disponível com a notificação "Documento Capturado! Guia não publicada no E-Doc". O usuário terá a opção de Salvar, Imprimir ou publicar manualmente no E-Doc através da opção "Enviar E-Doc".
Para os usuários com envio automatizado de documentos ao E-Doc, a guia será automaticamente publicada pela API e estará disponível para consulta na seção "E-Doc - Documentos Enviados" na aplicação Questor ZEN.
Para configurar o envio automático, acesse Áreas de Trabalho \ Quiu \ Configurações \ Obrigações Fiscais/Previdenciárias, selecione a "Guia DAR ISS DF" e habilite a opção de Publicação Automática para o Questor Zen.