O lançamento da Distribuição de Lucros para os sócios é o processo de registro da informação para inclusão nos dados gerados para a DIRF.
Este processo de registro pode ser efetuado na parte da Folha de Pagamento, ou na parte Fiscal em Demais Rendimentos Pagos/Creditados (utilizando a natureza de rendimento 12001).
No módulo Folha de Pagamento, o usuário deverá seguir a sequência de passos descritos abaixo:
No ícone conferir se há o evento de Distribuição de Lucros Diretor criado e configurado corretamente.
Acessar o ícone Período ou menu Cálculo / Período de Cálculo.
Incluir um novo Período de Cálculo, clicando no botão "Novo".
Ao selecionar um novo período, informar o tipo de cálculo: 10 – Distribuição de Lucros, competência a qual será paga a distribuição de lucros e a data de pagamento da mesma. Após o preenchimento dos campos, clicar no botão "Salvar" ou F4.
Acessar a rotina Cálculos / Eventos Variáveis / Funcionários para realizar o lançamento dos eventos para o(s) diretor(es) o qual será paga a Distribuição de Lucros.
O lançamento também pode ser feito diretamente pela rotina Envelope / Eventos Variáveis por Contrato.
Acessar o ícone "Cálculo". Verificar se os campos estão com as informações de acordo com o preenchido anteriormente e executar.
Relatórios / Cálculo / Envelope de Pagamento / Gráfico
A Distribuição de Lucros não possui incidências tributárias, logo não irá gerar impostos de INSS e IRRF e não será enviada para o portal do eSocial.