¶ Como Configurar o Plano de Estrutura dos Produtos?
Nesta rotina são cadastradas as contas dos produtos e serviços utilizados nas atividades da empresa, abrangendo tanto os itens movimentados no módulo de Inventário quanto os detalhamentos das notas fiscais.
Para realizar o cadastro, consulta ou manutenção do Plano de Estrutura dos Produtos, acesse o menu: Cadastros > Produtos e Serviços > Plano de Estrutura dos Produtos.
A estrutura de produtos é utilizada para a totalização do Livro de Inventário e para a organização dos produtos conforme sua classificação.
Antes de criar a estrutura, é necessário definir a máscara da estrutura de produtos da empresa.
Para isso, acesse o módulo Gerenciador de Empresas, localize o cadastro da empresa e siga o caminho: Aba “Configurações Gerais” > Campo “Máscara Estrutura de Produtos”.
Nesse campo, deve-se definir a classificação (estrutura) que será utilizada como base para o plano de contas do inventário.
O conceito dessa máscara segue a mesma lógica de um plano de contas contábil, permitindo a criação de níveis hierárquicos conforme a necessidade da empresa.
A criação das contas da estrutura de produtos pode ser feita de duas formas:
Manual: cadastrando conta por conta diretamente na rotina;
Automática: duplicando a estrutura de produtos de outra empresa, por meio da rotina disponível em: Utilitários > Duplicar Configuração da Empresa.
Ao criar uma nova conta na estrutura de produtos manualmente, devem ser preenchidos os seguintes campos:
Conta/Grupo: Informe o código conta do plano do inventário. Tanto o código quanto o apelido da conta poderão ser utilizados para se referenciar a essa conta/grupo durante o cadastro de um novo produto.
Observação: Sugere-se usar uma numeração sequencial e permitir ao sistema controlar a mesma, pois a cada novo cadastro o sistema sugere o próximo código disponível.
Tipo: Informe o tipo da conta/grupo inventário que está sendo cadastrado. Os cadastros do tipo "Analítico" terão os produtos relacionados a uma conta sintética e os do tipo "Sintético" serão as contas formarão os totais e não aceitarão relacionamento com os produtos.
Observação: A estrutura do inventário segue o mesmo conceito de um plano de contas contábil.
Classificação: Informe a classificação para a conta/grupo que está sendo definida. Essa classificação é similar a um plano de contas contábil e deve seguir as devidas quebras entre contas sintéticas e analíticas.
Descrição: Informe uma descrição para a conta/grupo do inventário. Utilize uma descrição que identifique o propósito da conta que está sendo cadastrada.
Apelido: Informe um apelido para a conta do plano do inventário. Tanto o código quanto o apelido poderão ser utilizados para se referenciar a essa conta/grupo durante o cadastro de um novo produto.
Tipo Grupo SINCO: Informe o grupo ao qual a conta está relacionada para o sistema SINCO - Sistema de Coleta de Dados da Receita Federal. O programa Sistema Integrado de Coleta - SINCO - Arquivos Contábeis deve ser utilizado pelas pessoas jurídicas obrigadas a manter à disposição da Secretaria da Receita Federal os arquivos digitais e sistemas, sempre que solicitadas via intimação, nos termos do art. 11 da Lei n 8.218, de 29/08/1991 (alterado pela Medida Provisória n 2.158-35, de 24/08/2001), da Instrução Normativa SRF n 68, de 27/12/1995, da Portaria Cofis n 13, de 28/12/1995, da Instrução Normativa SRF n 86, de 22/10/2001, e do Ato Declaratório Executivo Cofis n 15, de 23/10/2001.
A título de exemplo, partindo de uma máscara com a seguinte estrutura: 99.999, um plano de contas para o inventário seria da seguinte forma: