Nesta rotina define-se a configuração do módulo Contabilidade, bem como o Plano de Contas que será utilizado pela empresa. Seu acesso se dá através do seguinte caminho: Configurações \ Configuração da Empresa:
Ao acessar a rotina, serão demonstrados os seguintes campos para preenchimento:
Ao acessar o módulo, o campo "Empresa" será preenchido automaticamente pelo sistema ao acessar a empresa que desejar configurar.
Plano de Contas Padrão: Informar o código do Plano Padrão nos casos em que a empresa que será configurada utilizar Plano Padrão. Nos casos em que a empresa utilizará Plano Específico, o campo deve permanecer sem preenchimento;
Geração do Plano de Contas em Arquivos: Este campo define a forma de geração do Plano de Contas no arquivo SPED Contábil. As opções disponíveis são:
Data Inicial do Exercício Social: Informar a data inicial do Exercício Social;
Observação: Após definir a data do exercício social e salvar a rotina, a mesma só poderá ser alterada via intervenção pelo Banco de Dados (nSQL), caso precisar alterar as informações constantes neste campo, acione o Suporte.
Data Final do Exercício Social: Informar a data final do Exercício Social;
Informa Origem: Informar "Sim" se desejar demonstrar nos lançamentos contábeis a origem dos mesmos;
Informa Código SYN: Informar "Sim" se desejar demonstrar o código SYN nos lançamentos contábeis;
Utiliza Controle de Diferenças: Informar "Sim" se desejar controlar as diferenças na digitação do lançamento contábil;
Informa Lote: Informar se utiliza lote de lançamentos na empresa em questão;
Utiliza Lista dos Últimos Lançamentos: Informar "Sim" para que ao realizar um novo lançamento, o sistema demonstre a lista dos últimos;
Mostrar Saldo e/ou Conta Sintética: Informar se desejar demonstrar saldo, conta sintética ou ambas nos lançamentos contábeis;
Utiliza Centro de Custo: Informar se a empresa utilizará centro de custo;
Data Inicial Centro de Custo: Informar a data inicial de utilização do centro de custo;
Fechamento de Débito/Crédito: Informar se o fechamento de débito/crédito será por empresa ou estabelecimento;
Consolidar Conta Caixa no Diário: Informar "Sim" para que o sistema Questor, durante a emissão do livro diário, consolide todos os lançamentos das contas Caixas do dia em um lançamento a débito e um lançamento a crédito. Informe "Não" para ignorar.
Observação: A consolidação será válida somente para o modelo detalhado do relatório.
Contador Responsável para Assinaturas: Informar o contador responsável para assinaturas de relatórios;
Observação: Se o contador estiver configurado nas Configurações Gerais da Empresa no Módulo Gerenciador de Empresas, não será necessário informá-lo neste campo.