Nesta rotina, você configura o módulo de Contabilidade e define o Plano de Contas que será utilizado pela sua empresa. Para acessar essa opção, basta seguir o caminho: Configurações > Configuração da Empresa:
Ao acessar a rotina, serão demonstrados os seguintes campos para preenchimento:
Ao abrir o módulo, o campo "Empresa" será preenchido automaticamente com a empresa que foi acessada no sistema.
Plano de Contas Padrão: Informe o código do Plano de Contas Padrão quando a sua empresa optar por utilizá-lo. Caso a empresa utilize um Plano de Contas Específico, deixe este campo em branco.
Geração do Plano de Contas em Arquivos: Este campo define a forma de geração do Plano de Contas no arquivo SPED Contábil. As opções disponíveis são:
Código da Conta Contábil: O sistema gerará no registro I050 da Escrituração Contábil Digital o código da conta contábil, conforme o exemplo abaixo da conta Caixa (5):
Classificação da Conta Contábil: O sistema irá gerar no registro I050 da Escrituração Contábil Digital a classificação da conta contábil, conforme o exemplo abaixo da conta Caixa (5):
Classificação e Código da Conta Contábil: O sistema irá gerar no registro I050 da Escrituração Contábil Digital o código e a classificação da conta contábil, conforme o exemplo abaixo da conta Caixa (5):
Observação: Depois de definir a data do exercício social e salvar a rotina, ela só poderá ser alterada através de intervenção no Banco de Dados (nSQL). Se precisar fazer alguma alteração nas informações desse campo, por favor, entre em contato com o Suporte.
Data Final do Exercício Social: Informe a data final do Exercício Social.
Informa Origem: Informe "Sim" se desejar que a origem dos lançamentos contábeis seja demonstrada nos registros.
Informa Código SYN: Informe "Sim" se desejar demonstrar o código SYN nos lançamentos contábeis.
Informa Número do Documento: Informe "Sim" se desejar que o sistema demonstre o número do documento no lançamento contábil.
Utiliza Controle de Diferenças: Informe "Sim" se desejar controlar as diferenças na digitação do lançamento contábil.
Informa Lote: Informe se utiliza lote de lançamentos na empresa em questão.
Utiliza Lista dos Últimos Lançamentos: Marque "Sim" para que, ao fazer um novo lançamento, o sistema exiba automaticamente a lista dos lançamentos mais recentes.
Mostrar Saldo e/ou Conta Sintética: Informe se deseja demonstrar saldo, conta sintética ou ambas nos lançamentos contábeis.
Utiliza Centro de Custo: Informe se a empresa utilizará centro de custo.
Data Inicial Centro de Custo: Informe a data inicial de utilização do centro de custo.
Fechamento de Débito/Crédito: Informe se o fechamento de débito/crédito será por empresa ou estabelecimento.
Consolidar Conta Caixa no Diário: Informe "Sim" se desejar que o sistema Questor, ao emitir o livro diário, consolide todos os lançamentos das contas de Caixa do dia em um único lançamento a débito e um a crédito. Se preferir manter os lançamentos separados, basta informar "Não" para ignorar essa consolidação.
Observação: A consolidação será válida somente para o modelo detalhado do relatório.
Observação: Se o contador estiver configurado nas Configurações Gerais da Empresa no Módulo Gerenciador de Empresas, não será necessário informá-lo neste campo.