Neste tópico, será explicado um erro verificado nas transações que retornam com os status “Pendente” e “Rejeitado" na Área de Trabalho do eSocial. Logo abaixo, encontram-se orientações sobre como conferir e ajustar os dados validados na situação. Você pode consultar o texto explicativo para realizar a correção.
Lotação não existe no cadastro do empregador para o período. Ação Sugerida: O valor informado no campo Código de Lotação deverá existir na Tabela de Lotações Tributárias, informada pelo empregador. |
O erro ocorre no envio de S-1200 ou S-2299, quando não existe registro do evento S-1020 no eSocial correspondente à lotação vinculada ao funcionário para o período informado.
Acesse o menu:
Operações > Folha de Pagamento - Configurações > Configurações > Configurador Unificado > aba Lotação (ou Lotação Tributária, se for optante pelo novo cálculo).
Confirme se o código de lotação utilizado na transação está devidamente cadastrado.
Caso a lotação não esteja cadastrada ou esteja incorreta, realize o ajuste e gere o S-1020 pela tela de geração de eventos na Área de Trabalho do eSocial ou através do facilitador “Gerar Nova Validade Eventos S-1000, S-1005, S-1010 e S-1020”.
Após o processamento do S-1020, reagende a transação S-1200 ou S-2299 e acompanhe o processamento.
Se já houver um evento S-1020 processado com vigência posterior ao período necessário, será preciso incluir uma transação como Inclusão com uma data que abranja a competência. Para isso:
1. Gere e selecione o evento S-1020 correspondente;
2. Verifique se o status da transação está como "Agendada";
3. Clique no ícone “Alterar Operação/Validade da Transação”;
4. Informe a nova data de validade e a opção “Inclusão”;
5. Execute e processe o evento.
6. Após o processamento do S-1020, reagende a transação S-1200 ou S-2299 e acompanhe o processamento.