Certificado Digital
Para a entrega dos eventos do e-Social utilizar preferencialmente Certificado Outorga. O uso/operacionalização do Certificado Outorga deve ser realizado seguindo as orientações abaixo.
1. Menu: eSocial/Configurações/Configurações Iniciais (Opção eSocial)
Informar Utilizar Outorga = SIM.
2. Adicionar Certificado Válido
Essa ação deve ser executada para que a transmissão dos eventos do eSocial ocorra sem erros.
Importante: É necessário que o link https://certificado.questor.com.br/swagger/index.html esteja liberado para acesso na máquina que esta enviando o certificado para a API.
Ao acionar a ação, será exibida uma janela para que o usuário selecione o certificado digital e informe a senha do mesmo.
Deve-se selecionar o certificado.pfx digital (o mesmo não precisa estar instalado na máquina) e inserir a senha que será Criptografada, inserir a senha novamente para confirmação e em seguida deve executar (F9) ou
para efetuar o cadastro.
O certificado digital será cadastrado na Central de Certificados Digitais, de onde o nEscrituração vai consultar o mesmo no momento da transmissão dos eventos.
Essa ação insere e atualiza o cadastro do certificado na Central.
Importante: Se o certificado estiver vencido, no momento de inserir pela ação retorna mensagem de alerta.
Após instalação do certificado digital na máquina (manual: https://docs.questor.com.br/pt-br/Produtos/Gest%C3%A3oCont%C3%A1bil/FolhadePagamento/eSocial/Certificado_Digital/instalando-um-certificado), realizar a configuração do mesmo no módulo Gerenciador de Empresas.
3. Menu: Cadastros \ Certificado Outorga
Selecionar a Opção novo
ou F3.
Código Certificado Outorga: Indicar a Sequência do Código da Outorga ou não preencher que o sistema indicará o próximo da ordem;
Certificado: selecionar o certificado instalado na máquina pelo botão (...);
Nome: campo preenchido automaticamente mediante a seleção do certificado digital;
Tipo Inscrição: campo preenchido automaticamente mediante a seleção do certificado digital;
CPF/CNPJ: campo preenchido automaticamente mediante a seleção do certificado digital;
Vencimento: campo preenchido automaticamente mediante a seleção do certificado digital.
Importante: uma vez cadastrada sequência de certificado digital para determinado CPF/CNPJ, no vencimento do mesmo, o cadastro deve ser ATUALIZADO, ou seja, realizar manutenção na sequência existente selecionando o novo arquivo de certificado. Não deve o usuário incluir uma nova sequência para o mesmo CPF/CNPJ.
Uma vez o certificado cadastrado, precisamos vincular este aos estabelecimentos.
2. Menu: Cadastros\Empresas, deve acessar a aba ‘Acompanhamento Empresa/Estabelecimento’ e a sub-aba ‘Outorga’.
Código Certificado Digital Outorga: esse campo consulta os certificados cadastrados no item anterior, selecionar a sequência de certificado correspondente;
Início Vigência Outorga: informar a data inicial para uso do cadastro do certificado, sugere-se usar a data retroativa 01/01/2018;
Importante: A data de Início da Vigência não pode ser inferior à data de opção informada na configuração do eSocial no módulo folha de pagamento (Menu: eSocial/Configurações/Configurações Iniciais (opção eSocial) mesmo que a procuração tenha sido cadastrada com data posterior.
Final Vigência Outorga: informar a data final para uso do cadastro do certificado, sugere-se usar uma data no futuro 31/12/2100;
Grupos Outorga: selecionar as rotinas que vão consumir esse cadastro de certificado.
Importante: conforme descrição dos parâmetros de data acima, as datas informadas não se referem a data de validade do certificado.
Considerando o exemplo das imagens acima. Código Certificado Outorga 4.
Quando o Certificado Outorga vencer, a manutenção deve ocorrer no Cadastro do Certificado Outorga 4 (atualização conforme orientação item 1), dessa forma todas as empresas vinculadas ao Código Certificado Outorga 4 são atualizadas automaticamente.
Não sendo necessário realizar manutenções na configuração de Outorga do Estabelecimento.
Importante: Em caso de impedimento no primeiro envio, recomendamos acessar a pasta de instalação do nQuestor e executar como administrador o arquivo denominado “registraDLL_eSocial.bat”