Criar uma configuração para cada perfil de cálculo automatizado:
Descrição: deve ser única para cada configuração que for criada.
Grupo de Processamento: nesse item é preciso definir o grupo de processamento que integrará essa configuração, para criar um grupo de processamento acesse Configurações \ Grupo de Processamento.
Salvar em: serve para definir em qual local serão salvos os arquivos gerados no processo. Ao ser executado o cálculo automatizado será criada uma pasta no local indicado com o nome "Automação Folha", e dentro dessa pasta serão criadas outras sub-pastas de cada configuração, competência e empresas.
Perfil Cálculo: Definir qual o perfil de cálculo que esta sendo criado.
Pró-Labore – Sem Funcionários: Utilizar apenas para cálculo de empresas que possuem apenas pró-labore registrado, sem nenhum funcionário.
Cálculo da Folha – Geral: Utilizar para empresas que possuem tanto pró-labore quanto funcionários.
Importante: A opção cálculo da Folha - Geral deve ser usado apenas por empresas que não possuam eventos variáveis, pois não é possível fazer o lançamento dos mesmos no momento do cálculo automatizado.
Etapas: Apenas é habilitado para o Perfil Cálculo da Folha – Geral. Nessa opção deve ser marcado quais opções deseja executar na rotina de cálculo automatizado.
Nessa tela também é possível duplicar uma configuração já existente, basta apenas selecionar a configuração desejada e clicar no botão “Duplicar Configuração”, sendo necessário somente inserir os dados das configurações iniciais citados acima, as demais etapas serão replicadas automaticamente da configuração selecionada.
Esse item tem por objetivo definir quais eventos periódicos do eSocial deseja que seja gerado para processamento no portal, lembrando que os eventos serão apenas gerados, havendo alguma divergência que impeça ou rejeite o envio ao portal cabe ao usuário monitorar na área de trabalho do e-Social.
Também deve ser parametrizado quais relatórios devem ser gerados na execução do cálculo automatizado.
Importante: Deve ser feita a Parametrização dos relatórios marcados, pelo botão Parametrizar Relatórios.
Nessa tela é preciso configurar os dados relativos à Geração do Cálculo da GPS, Impressão da Guia e publicação da mesma no e-Doc e geração de relatórios referente ao INSS. Algumas opções foram pré-fixadas, tais como: o tipo da GPS será sempre Empresa contemplando as opções Folha Mensal, Pagamentos e Recebimentos com Retenção. Sendo necessário o usuário apenas informar os parâmetros para geração da guia GPS, já conhecidos pela rotina manual.
Quanto ao envio automático para o e-Doc, quando selecionada a opção "Sim" as guias serão enviadas automaticamente, na execução do cálculo automatizado, se marcada a opção "Não" ao final do processo, navegando na tela "Enviar para o e-Doc" é possível visualizar as guias geradas possibilitando uma prévia conferência das informações antes de sua publicação, se o usuário optar pela não utilização desse recurso basta selecionar a opção "Não" nas configurações e Ignorar o passo 3 da execução.
Importante: Deve ser feita a Parametrização dos relatórios marcados, pelo botão Parametrizar Relatórios.
Para geração do imposto IRRF e PIS s/ Folha será considerada a competência de execução do cálculo, sendo necessário apenas configurar os parâmetros para impressão do DARF de acordo com as particularidades de cada configuração, o envio para o e-Doc e os relatórios que desejar.
Importante: Deve ser feita a Parametrização dos relatórios marcados, pelo botão Parametrizar Relatórios.
Para configurar a geração dos Débitos Sindicais, marcar os débitos que deseja gerar bem como a emissão da Relação Sindical.
Importante: Deve ser feita a Parametrização dos relatórios marcados, pelo botão Parametrizar Relatórios.
Para configurar a Geração da SEFIP é preciso informar o Responsável Pelo Arquivo, a Pessoa para Contato e o código do Imposto e Variação, bem como os relatórios desejados.
O arquivo SEFIP poderá ser gerado individualmente por empresa ou com todas as empresas da configuração agrupadas em um único arquivo e será salvo na pasta informada nas configurações iniciais.
Se a opção Gerar SEFIP separado por empresa for Sim no local selecionado serão criadas os arquivos dentro da pasta de cada empresa. Se a opção Não o arquivo gerado será salvo numa pasta com nome "Geral".
Alguns campos da geração do arquivo SEFIP.RE foram pré-fixados, são eles:
Tipo de arquivo: Normal
Perfil: Pró-Labore – Sem Funcionários
Modalidade do Arquivo: 1 – Declaração ao FGTS e à Previdência
Perfil: Cálculo da Folha – Geral
Modalidade do Arquivo: Branco – Recolhimento ao FGTS e Declaração à Previdência.
Recolhimento FGTS: No Prazo
Tipo GPS: Prazo
Importante: Deve ser feita a Parametrização dos relatórios marcados, pelo botão Parametrizar Relatórios.
Nessa tela será parametrizada as configurações da contabilização, Provisões e Relatórios.
Marcar o cálculo das provisões de Férias e 13º salário, se deseja executar o cálculo no momento do cálculo automatizado.
Nos Dados da Contabilização, informar se Utiliza Contabilização, sim habilitá as opções para configuração da contabilização, Não os campos abaixo são desabilitados, e esse passo não é executo no cálculo automatizado.
Para definição da data dos lançamentos contábeis são oferecidas duas opções:
Último dia do mês: Será considerado para os lançamentos contábeis sempre o último dia da competência independente do dia em que o mesmo recair.
Personalizado: Se selecionada essa opção será habilitado um novo campo onde é necessário informar o dia em que serão efetuados os lançamentos contábeis.
O tipo de contabilização pode ser Integração Contábil ou Exportação Para Arquivo, quando selecionado exportação para arquivo, os mesmos serão salvos na pasta informada em configurações Iniciais, na pasta da empresa.
Na opção dos Relatórios, marcar quais deseja emitir.
Importante: Deve ser feita a Parametrização dos relatórios marcados, pelo botão Parametrizar Relatórios.
Nessa tela é preciso definir qual modelo de Envelope de Pagamento para geração do arquivo em PDF e o envio para o e-Doc.
Importante: Deve ser feita a Parametrização dos relatórios marcados, pelo botão Parametrizar Relatórios.
Nessa tela será parametrizado a exportação bancária de salários, para que seja gerado o arquivo para envio ao banco, caso a empresa faça esse tipo de pagamento bancário.
Importante: Apenas será gerado o arquivo bancário para o Banco seleciona nessa configuração. Sendo assim, caso tenha bancos diferentes, separar as empresas por Banco, criando um Grupo de processamento e uma configuração para cada banco.