Nesta rotina, devem ser alimentados de forma manual o movimento de inventário.
Para isto, basta acessar o menu. Operações > Inventário > Movimento > Lançamentos do Inventário.
Ao clicar no ícone de "+", a tela que se abrirá será a de cadastro do movimento, sendo necessário preencher alguns campos de forma obrigatória, sendo eles:
Filial: Informe o estabelecimento em que a rotina será executada.
Período: Selecione o período para a aplicação da rotina.
Produto: Selecione o produto.
Motivo do Inventário: Informe o motivo do inventário. Escolha entre:
No final no período;
Na mudança de forma de tributação da mercadoria (ICMS);
Na solicitação da baixa cadastral, paralisação temporária e outras situações;
Na alteração de regime de pagamento – condição do contribuinte;
Por determinação dos fiscos;
Para controle das mercadorias sujeitas ao regime de Subs. Tributária – restituição/ressarcimento/complementação.
Após preencher os campos necessários para o cadastro do movimento, é possível informar ao sistema os dados referentes ao Inventário, preenchendo os campos disponíveis na seção Dados do Inventário.
Quantidade: Informe a quantidade.
Custo Unitário: Informe o valor do custo unitário do produto.
Custo Total: Informe o valor do custo total do produto.
Valor IR: Informe o valor do Ir, se houver.
Alíquota ICMS: Informe a aliquota do ICMS.
Valor de ICMS: Informe o valor do ICMS.
Valor de PIS: Informe o Valor do PIS.
Valor de COFINS: Informe o valor da COFINS
Observação: Campos para observações diversas sobre o produto.
Caso, nas configurações da empresa, esteja marcada a opção “Detalhar ICMS a recuperar por item”, e o motivo do inventário seja “Controle das mercadorias sujeitas ao regime de Substituição Tributária – restituição, ressarcimento ou complementação”, o sistema habilitará automaticamente a aba Informação Complementar de ST.
Nessa aba, será necessário preencher os campos adicionais relacionados ao controle dessas operações de Substituição Tributária, garantindo que as informações fiscais fiquem completas e corretas para os cálculos e registros.
Valor Médio Unit. ICMS: Informe o valor médio Unitário do ICMS.
Valor Médio Unit. BC ICMS ST: Informe o valor médio Initário para a base de ICMS ST.
Valor Médio Unit. ICMS ST: Informe o valor médio Unitário do ICMS ST.
Valor Médio Unit. FCP: Informe o valor médio unitário para o FCP.
Neste menu, também se faz necessário o preenchimento do Lançamento do Inventário - Propriedade, onde serão informados os seguintes campos:
Sequência: Campo preenchido automaticamente pelo sistema, indicando a ordem numérica dos itens no inventário.
Indicador Propr.: Informe o tipo de propriedade do inventário. Selecione uma das opções:
Estoque Próprio;
Estoque Próprio em poder de Terceiros;
Estoque de Terceiros em poder do Contribuinte.
Participante: Informe o código do participante (pessoa ou empresa) relacionado ao item do inventário.
Conta Contábil: Informe o código da conta contábil correspondente, conforme o plano de contas da empresa.
Quantidade: Informe a quantidade total do produto em estoque.
Custo Unitário: Informe o valor unitário de custo do produto.
Valor IR: Informe o valor do item para fins de apuração do Imposto de Renda.
⚠️ Atenção! Para gerar as informações referente ao Inventário no arquivo do Sped Fiscal, é preciso ser alimentada a aba referente a Propriedade.