Menu: Operações > Gerenciador de Empresas > Custo e Produtividade > Produtividade > Configuração Contagem Tempo e Uso
Status da Configuração: O Status da Configuração permite ao usuário ativar ou desativar o controle da contagem de tempo e uso no sistema.
Configuração Contagem Tempo de Uso:
Pausa Automática por Ociosidade: Automático, porém a contagem de tempo será “parada” de acordo com o tempo configurado no campo “Tempo Ociosidade”, e retomada assim que o usuário voltar a trabalhar no sistema.
Contagem Sempre Ativada: Vai contar o tempo todo, independente de o usuário estar no sistema ou não.
Parar Contagem: Parar Contagem
Tempo Ociosidade: Será considerado quando a Contagem Tempo de Uso estiver configurada como “Pausa Automática por Ociosidade”
Meta de horas diárias:
Nessa configuração é possível determinar a Meta Diária de Trabalho dos Colaboradores, e definir a tolerância para o seu atingimento.
Controlar Meta Diária: Nesse campo é possível definir se esta configuração está ativa, ou não.
Meta Diária: Horas diárias úteis.
Tolerância de Meta Diária: Define o limite de variação permitido em relação à Meta Diária de horas trabalhadas. Este campo estabelece a margem de tolerância, positiva ou negativa, dentro da qual a jornada do usuário ainda será considerada conforme a meta.
Menu: Operações > Gerenciador de Empresas > Custo e Produtividade > Produtividade > Atividades por Departamento e Rotinas
Para que o tempo de uso no sistema seja registrado por “Atividade”, é necessário que exista um Plano de Atividades relacionado com a Rotina do sistema.
Atualmente alguns clientes já possuem esse plano de atividades, porém visando reduzir a quantidade de configurações que nossos usuários devem fazer, nós criamos um plano de atividades da Questor, que pode ser importado durante a implantação dessa funcionalidade.
Cadastro de Departamentos: São criados os departamentos do escritório.
Cadastro de Atividades: São criados o plano de atividades do escritório.
Vínculo Atividades por Rotina: Serão demonstradas todas as rotinas do sistema, e estas devem ser relacionadas a uma atividade.
Para importar o nosso plano padrão de atividades, existe uma ação que realizará esse processo.
Lembrando que caso o cliente deseje permanecer com o seu plano de atividades, não deve ser executada essa importação.
Todas as Rotinas do sistema que não possuem o relacionamento com uma atividade (nisso se incluem as rotinas novas que serão disponibilizadas pela Questor) estarão sendo demonstradas com a atividade 9999-Não Definido.
Quando existirem novas rotinas no sistema, para que o escritório tenha ciência e possa fazer a configuração correta, será apresentada uma notificação conforme imagem abaixo
Pode ser acessado através do menu Operações > Gerenciador de Empresas > Custo e Produtividade > Produtividade > Registro Hora de Atividade ou então pelo atalho conforme imagem abaixo.
O registro de horas trabalhadas dentro do sistema será realizado automaticamente, de acordo com a configuração “Contagem Tempo de Uso”.
Ociosidade Automática: o tempo é pausado por inatividade.
Contagem Sempre ativa: a contagem não é pausada por inatividade.
Parar Contagem: interrompe as contagens, e ao voltar a trabalhar no sistema deve ser selecionada uma das opções acima para a contagem voltar a funcionar.
Além da contagem de tempo realizada automaticamente pelo sistema, considerando a empresa e atividade (Configuração Atividades por Departamentos e Rotina) em que o usuário está trabalhando, o usuário também pode efetuar o Registro Horas de Atividade manualmente.
Data: Data do registro do tempo.
Distribuição do tempo: Contagem geral para o escritório ou por empresa específica.
Empresa: Só habilita se na opção anterior for selecionado “Tempo da Empresa Específica”.
Usuário: Para qual usuário deve ser registrado o tempo. Existe um item nos Direitos de Usuários que realiza o bloqueio de registros para um usuário que não seja o próprio.
Atividade: Para qual atividade o tempo deve ser registrado.
Origem do tempo: Manual ou Automático
Hora início e Hora fim: tempo pode ser registrado indicando a hora início e hora fim.
Tempo: tempo pode ser registrado indicando o tempo total gasto na atividade.
Descrição Uso: Descrição da atividade realizada.
Pode ser acessado pelo menu Operações > Gerenciador de Empresas > Custo e Produtividade > Produtividade > Consulta Total de Horas, ou através do atalho conforme imagem abaixo
Por essa tela é possível consultar o Total de Horas de um usuário específico. O painel referente às metas só é demonstrado, caso a “Configuração Contagem Tempo e Uso” tenha sido preenchida.
Nesta tela também é possível “Editar” algum registro de tempo.
Existe uma permissão nos “Direitos de Acesso” onde pode ser dada a permissão, ou não, para os usuários poderem visualizar horas de outros usuários. Tópico será abordado no último item da documentação
Todas as telas relacionadas ao Custo e Produtividade estão disponíveis para que o direito de acesso seja configurado, dando ou não permissão de acesso as mesmas para os usuários
Vale a pena ressaltar duas permissões
Desmarcando essas opções o usuário poderá visualizar ou gerenciar apenas as suas horas registradas.