O centro de custos na folha de pagamento é utilizado para direcionar os gastos de pessoal para setores, projetos ou unidades da empresa, permitindo melhor controle financeiro, relatórios gerenciais e integração com a contabilidade. Para isso precisamos realizar algumas configurações. Acompanhe o passo a passo abaixo.
Acesse o menu: Operações > Contabilidade > Configurações > Configuração da Empresa.
Na aba Controle Gerencial por Centro de Custo, o item utiliza centro de custo deve estar marcado com "SIM" e informado a Data Inicial do Centro de Custo.
Digite no ícone de pesquisa por Contas Especificas com Distribuição Gerencial.
Insira a Conta Sintética de Despesas e a Conta Sintética de Custos e Despesas.
Acesse o Menu: Digite no ícone de pesquisa por Configurador Unificado e acesse a aba Empresa.
Para habilitar o Rateio por Centro de Custo localizar a opção Utiliza Rateio Gerencial e selecionar a opção “Sim”.
Digite no ícone de pesquisa por Configuração Centro Custo.
Configurar somente as máscaras para informar quantas casas terá entre pontos.
Exemplo: 9.9.9 ou 9.999.999 ou 9.99.99.99.99, e selecionar as Naturezas.
Digite no ícone de pesquisa por Centro de Custos.
Podemos incluir todos os centros de custos através da folha de pagamento ou através do módulo contábil.
Sempre se deve cadastrar primeiro os centro de custo sintéticos e posteriormente os analíticos.
Desta forma deve-se sempre alocar os funcionários apenas nos centros de custos analíticos, as contas contábeis que recebem lançamentos são apenas as contas analíticas. As contas sintéticas são as totalizadoras das contas analíticas.
Acesse o menu: Operações > Folha de Pagamento > Cálculo > Rateios > Rateios por Funcionários ou por Competência.
Nessa etapa serão definidos os percentuais e o centro de custo para os empregados.
Orientações:
Digite no ícone de pesquisa por Tabelas Contábeis por Local Contábil ou Empresa.
Precisa informar "Sim" no campo Rateio Gerencial Débito ou a Crédito conforme a tabela, para as quais vão ser contabilizadas por Centro de Custo.