Para transmitir o MIT utilizando a API Integra Contador, é necessário realizar algumas configurações após a contratação do serviço.
O primeiro passo é configurar os dados de contratação do Integra Contador. Para isso, acesse o menu Operações > Fiscal > Configurações > Opções Gerais em seguida, localize o separador Integra Contador, preencha os campos obrigatórios e marque a opção “MIT”:
Serviço: Selecione o serviço que será utilizado. As opções disponíveis são:
Responsável Pela Contratação: Informe quem é o contratante do serviço.
Consumer Key: Informe a chave fornecida pelo Integra Contador/Serpro.
Consumer Secret: Informe a chave fornecida pelo Integra Contador/Serpro.
Filtro Empresa: Informe os códigos das empresas que utilizarão os serviços do Integra Contador. Caso o campo não seja preenchido, o filtro será aplicado a todas as empresas da base de dados.
Se a opção "MIT" não estiver marcada nos serviços contratados do Integra Contador, ao tentar executar a transmissão, será exibida uma mensagem informativa, indicando a necessidade de ativar o serviço antes de prosseguir.
Somente após essa configuração a transmissão poderá ser realizada com sucesso.
Para realizar a transmissão do MIT por meio do Integra Contador, é necessário possuir um certificado digital válido e ativo do Contratante do Integra Contador na Central de Certificados Digitais API.
A central está disponível no menu Operações > Gerenciador de Empresas > Rotinas Societário > Consulta Certificados Digitais API.
Caso não exista um certificado importado ou o certificado esteja vencido, será necessário realizar a importação ou atualização. Para isso:
Clique no ícone “Adicionar/Atualizar Certificado API”.
Selecione o certificado desejado, no formato .pfx ou .p12.
Informe a senha do certificado digital.
Clique em "Executar", para que o certificado seja devidamente importado para a central.
Verifique se na lista de Ativos será apresentado o certificado Importado com o Status “Ativo”
Importante 1: Para que o certificado digital seja enviado corretamente à API, é necessário que o link abaixo esteja liberado para acesso na máquina que realizará a transmissão:
🔗 https://certificado.questor.com.br/swagger/index.html
Garanta que não haja bloqueios de firewall, proxy ou antivírus que impeçam a comunicação com este endereço.
Importante 2: Caso o certificado digital esteja vencido, ao tentar inseri-lo por meio da ação “Adicionar/Atualizar Certificado API”, será exibida uma mensagem de alerta, informando sobre a situação. Neste caso, será necessário selecionar um novo certificado válido para concluir o processo de importação corretamente.
Para transmitir o MIT via Integra Contador, siga estas etapas:
Acesse a rotina de transmissão mo menu Obrigações > Controle de Tributos - MIT > Transmitir MIT.
Empresa: Selecione a empresa para a qual o arquivo MIT será transmitido.
Grupo de Processamento: Selecione o Grupo de Empresa que deseja executar a transmissão do MIT.
Para cadastrar um ou mais grupos de empresas acesse “Cadastros > Grupo de Processamento Fiscal/Contábil”, inicie o cadastro e relacione as empresas desejadas.
Competência: Indique o período para o qual o arquivo será transmitido.
Sem Movimento: Selecione "Sim" ou "Não" para transmitir o arquivo sem movimento.
PJ Levantou Balanço/Balancete de Suspensão ou Redução no Mês: Escolha entre "Sim" ou "Não".
Gerar e Transmitir: Escolha entre "Sim" ou "Não". Selecione “Sim” para que os registros sejam gerados automaticamente para transmissão. Caso selecione “Não”, será necessário realizar a transmissão manualmente por meio do Painel de Transmissão.
Após o preenchimento dos dados, clique no botão "Executar" para iniciar a geração das informações para o Painel de Transmissão – Passo 2. A execução irá carregar os dados da empresa e competência selecionadas ou, caso aplicável, de todas as empresas pertencentes ao Grupo de Processamento indicado para o painel.
Nesta tela é possível gerar o arquivo do MIT para importar manualmente no site clicando no ícone "Gerar Arquivo MIT" e também é possível cadastrar o grupo de processamento clicando no ícone "Grupo de Processamento".
O cadastro do Grupo de Processamento permite configurar múltiplas empresas para transmissão simultânea no MIT. A tela será exibida da seguinte forma:
Grupo Processamento: Numeração sequencial que o sistema preenche automaticamente.
Descrição: Informe a descrição do grupo de processamento.
Empresas: Clique no ícone "Novo Registro " para inserir as empresas no grupo.
Observação: No caso dos Grupos de Processamento utilizados no MIT, não é necessário configurar as Filiais. Somente as empresas relacionadas ao grupo serão consideradas no processo de automatização.
Após gerar as informações clique no botão "Avançar" para seguir para o passo 2 "Transmissão".
Caso tenha selecionado "Sim" no parâmetro "Gerar e Transmitir", os dados aparecerão nesta tela prontos para envio, caso tenha selecionado "Não", será necessário informar a "Empresa" a "Competência" e clicar no "Executar" para os dados aparecerem no grid.
Inicie a transmissão:
Após carregar os dados na Grid , utilize a ação de transmissão para enviar o arquivo MIT.
Transmitir Declaração: Após a execução da rotina, deve-se selecionar a ação de transmissão da declaração, para que as informações sejam devidamente enviadas. Essa ação é válida tanto para a transmissão original quanto para a retificação. Para retificação ao ser enviado novamente os dados serão substituídos.
Consultar Transmissão: Após a execução da ação “Transmitir Declaração”, pode ser utilizada a ação “Consultar Transmissão” para acompanhar o andamento do processo. Sempre que essa ação for executada, o sistema atualizará a tela com as informações mais recentes sobre o status da transmissão do MIT.
Visualizar Log: Para mais detalhes sobre a transmissão, incluindo a visualização da ID de transmissão e outras informações complementares.
Durante a execução, o status da transmissão será exibido em tempo real.
Ações
A ação "Enviar Transmissão em Lote" pode ser executada para os eventos que estiverem no card Em Andamento. Para isso, basta selecionar os eventos desejados e acionar a referida ação, permitindo que todos os registros marcados sejam adicionados à fila de transmissão.
A ação "Consultar Status em Lote" pode ser executada para os eventos que estiverem no card Em Andamento e que o envio tenha sido iniciado, para isso, basta selecionar os eventos desejados e acionar a referida ação, permitindo que todos os registros marcados sejam consultados possa ser obtido qual o status da transmissão.
A ação "Excluir Transação em Lote" pode ser executada para os eventos que estiverem nos cards Alertas, Em Andamento, Verificar ou Processadas, para isso, basta selecionar os eventos desejados e acionar a referida ação, permitindo que todos os registros marcados sejam excluídos no painel de transmissão.
Os passos de transmissão serão:
Exibe todos os erros identificados na geração dos eventos. Os dados listados neste card podem ser excluídos e gerados novamente ou, nos casos em que os eventos estiverem com status Pendente, poderão ser encaminhados para transmissão.
Em andamento
Este status indica que os dados já foram enviados para a API e estão aguardando a transmissão. Através da ação “Consultar Transmissão”, o status é atualizado.
Verificar
Este status indica que o processo não foi finalizado com sucesso, a causa do erro é exibida no campo de notificação e pode ser visualizada com mais detalhes na visualização do log.
Processadas
Este status indica que o MIT foi transmitido corretamente, também será exibido na coluna “Notificações” a ID da Apuração e Data do Encerramento.
Validação 1
Para transmitir o arquivo do MIT com a opção "Sem Movimento", basta alterar o parâmetro para "Sim" na tela de geração do arquivo, indicando que a empresa não teve movimento no período e executar que o arquivo será gerado.
Se for indicado que a empresa está "Sem Movimento", mas houver débitos escriturados em Operações > Controle de Tributos > Movimentos > Débitos > Débitos Federais no Módulo de Controle de Tributos, será exibido o seguinte alerta na geração do arquivo:
Caso queira gerar assim mesmo, continue com a transmissão. Caso contrário, basta corrigir o parâmetro "Sem Movimento" e executar novamente.
Importante: Na transmissão do arquivo sem movimento se não houver nenhuma transmissão de REINF ou eSocial no período o MIT será responsável por encerrar também a DCTFWeb, caso tenha algum dos demais serviços com débitos a recolher o MIT será transmitido Sem Movimento porém o retorno será apresentado da seguinte forma:
Validação 2
Caso o parâmetro indique que a empresa teve movimento, com a opção "Sem Movimento = Não", mas não houver débitos válidos escriturados em Operações > Controle de Tributos > Movimentos > Débitos > Débitos Federais no Módulo de Controle de Tributos, será exibido um alerta durante a geração e o arquivo não será gerado.
Nessa situação, será necessário revisar os débitos escriturados ou corrigir o parâmetro para "Sem Movimento = Sim" para que o arquivo seja gerado corretamente.
Validação 3
Se, no momento da geração do arquivo, não houver uma opção pelo MIT criada, o sistema indicará a necessidade de acessar a tela de criação da opção antes de prosseguir com a geração do arquivo.
Validação 4
Durante a execução da geração do arquivo, caso o Código de Imposto e Variação dos débitos escriturados não estejam cadastrados corretamente, para a geração do arquivo do MIT, será exibida uma mensagem impedindo a conclusão do processo. A mensagem informará:
Quais são os impostos que precisam de manutenção.
O caminho necessário para realizar as correções.
Quais campos precisam ser ajustados.