Assista ao vídeo ou acompanhe o passo a passo abaixo!
Esta rotina tem como finalidade configurar a geração do Arquivo Questionários IBGE. O acesso é realizado pelo caminho: Operações > Contabilidade > Contabilidade Geral > Configurações IBGE.
Ao abrir o menu, clique no ícone de “Novo Registro +”, informe o código da empresa e selecione o tipo de pesquisa conforme a solicitação recebida pelo IBGE e salve a opção.
Os campos correspondentes ao formulário escolhido serão exibidos no detalhe.
Nesta etapa, será necessário configurar as fórmulas responsáveis por buscar no plano de contas as informações que serão utilizadas no preenchimento de cada campo do formulário.
Na coluna Fórmula, clique na ação editar na linha da variável que será configurada. Após clicar, o sistema exibirá a tela de pesquisa para informar os dados necessários.
Selecione o tipo de informação que deverá ser consultada no plano de contas e construa a fórmula desejada.
De volta à tela de configuração da fórmula, o sistema exibirá todas as regras selecionadas.
Informe, entre parênteses, qual é o número da conta contábil que deverá ser consultada no momento da geração do arquivo.
Depois de informar o número da conta, salve o registro para que a informação seja gravada no sistema.