¶ Como configurar a Contribuição de Terceiros limitada a 20 salários mínimos?
Para empresas que possuem processo judicial ou administrativo que limita a contribuição de terceiros da folha de pagamento em 20 salários mínimos, é necessário cadastrar o processo e vinculá-lo à tabela de GPS.
Essa configuração permite informar os dados do processo e gerar o evento S-1070 ao eSocial.
Nesta rotina, cadastre o processo judicial ou administrativo que será usado na configuração do limite de terceiros.
Caminho da rotina: eSocial > Processos Judiciais/Administrativos > Processos Judiciais/Administrativos.
Processo Judicial/Administrativo: Informe um número sequencial por empresa para identificar o processo. O código pode ter até dez dígitos numéricos e fica a critério da empresa, mas recomenda-se manter uma sequência para facilitar a identificação.
Descrição: Informe uma descrição para simples identificação do processo.
Tipo de Processo: Informe o tipo do processo. Os valores disponíveis são:
Administrativo.
Judicial.
Número de Benefício (NB) do INSS 4 - Processo FAP.
Número do Processo: Informe o número do processo. Neste campo, somente números são aceitos. Para processo judicial da justiça federal, o padrão é NNNNNNN-DD-AAAA-J-TR-OOOO, em que:
NNNNNNN é o número do processo.
DD é o dígito verificador.
AAAA é o ano de autuação do processo.
J é o órgão ou segmento do judiciário, representado por número.
TR é o número do tribunal ou, na Justiça Militar da União, a circunscrição judiciária, identificada pelos números de 01 a 27.
OOOO é a unidade de origem do processo, representada por números.
Data Inicial Validade: Informe a data inicial de validade do processo, que será prestada nos registros correspondentes ao número do processo. Deve ser uma data válida, igual ou posterior à data inicial de implantação do eSocial, no formato AAAA-MM.
Data Final Validade: Informe a data final de validade das informações do processo, quando houver. Se preenchido, deve estar no formato AAAA-MM e ser um período igual ou posterior à data inicial da validade.
Autoria: Informe se o próprio contribuinte é o autor da ação ou se outra entidade é a autora da ação que gerou o processo judicial ou administrativo.
Indicativo da Matéria do Processo ou Alvará Judicial: Informe o indicativo da matéria do processo ou alvará judicial. Utilize a opção 1 - Tributária ou relativa a FGTS.
UF da Vara: Informe a UF da Seção Judiciária do processo. O preenchimento é habilitado somente quando o Tipo de Processo estiver como Judicial.
Município da Vara: Informe o município da vara. No registro do eSocial será informado o código do IBGE do cadastro do município, correspondente ao campo Código para RAIS. Para consultar os municípios cadastrados no Questor, clique no botão ao lado do campo e ajuste a ordenação conforme a necessidade. O preenchimento é habilitado somente quando o Tipo de Processo estiver como Judicial.
Identificação da Vara: Informe o código de identificação da vara do processo. O preenchimento é habilitado somente quando o Tipo de Processo estiver como Judicial.
Endereço do Arquivo do Processo: Informe o local onde o arquivo do processo está salvo, para facilitar sua localização. Esta informação não será gerada nos arquivos do eSocial. Campo de preenchimento não obrigatório.
Resumo do Processo: Informe um resumo do processo para detalhar as informações vinculadas ao processo em questão. Esta informação não será gerada nos arquivos do eSocial. Campo de preenchimento não obrigatório.
Indicativo de Suspensão: Informe o número sequencial para identificar o indicativo de suspensão. Este campo só será habilitado se o Indicativo da Matéria do Processo ou Alvará Judicial estiver com a opção 1 - Tributária ou relativa ao FGTS.
Indicativo de Suspensão da Exigibilidade: Informe o indicativo de suspensão da exigibilidade. Este campo só será habilitado se o Indicativo da Matéria do Processo ou Alvará Judicial estiver com a opção 1 - Tributária ou relativa ao FGTS.
Data da Decisão: Informe a data da decisão do indicativo de suspensão da exigibilidade. Este campo só será habilitado se o Indicativo da Matéria do Processo ou Alvará Judicial estiver com a opção 1 - Tributária ou relativa ao FGTS.
Depósito do Montante Integral: Informe se houve depósito do montante integral. Este campo só será habilitado se o Indicativo da Matéria do Processo ou Alvará Judicial estiver com a opção 1 - Tributária ou relativa ao FGTS.
Após cadastrar o processo, vincule-o na tabela de GPS para alterar a alíquota de terceiros.
Caminho da rotina: Configurações > GPS > GPS.
Percentual Terceiros/Convênios: Informe 0,00 para que não sejam calculados valores de terceiros no Questor.
Código do Processo que Altera o Percentual Terceiros/Convênios: Vincule neste campo o processo administrativo ou judicial relativo à alteração do percentual de Terceiros/Convênios (Outras Entidades), quando o percentual for diferente daquele definido para o estabelecimento.
Percentual Terceiros/Convênios em Processo: Informe o percentual de Terceiros/Convênios (Outras Entidades) alterado pelo processo vinculado no campo anterior, considerando o percentual total de 5,8%. O campo somente será habilitado se houver um processo vinculado no campo anterior.
Terceiros com Processo: Informe o novo código de Terceiros/Convênios (Outras Entidades) quando existir processo administrativo ou judicial que altere o percentual. No caso do limite a 20 salários mínimos, informe o código total dos terceiros, o mesmo código do campo Terceiros. O campo somente será habilitado se houver um processo vinculado no campo Código do Processo que altera o percentual Terceiros/Convênios.