Neste tópico será listado um erro verificado nas transações que retornam nos status Outros na área de trabalho do eSocial.
Logo abaixo, encontram-se orientações de como conferir e ajustar os dados validados em cada situação. Você pode verificar o texto explicativo para realizar a correção.
Foi localizado no sistema um evento em duplicidade com o evento a ser enviado, o mesmo Tipo de Inscrição, Número de Inscrição, CPF do trabalhador, Categoria, Data do Término. |
Observação: Esse erro pode ocorrer em várias transações. No exemplo a Baixo, se trata de uma S-1200.
Verificar dentro do portal do eSocial, que o evento já deve estar processado, porém, no sistema não ficou nas processadas, foi provavelmente excluído do sistema, mas não foi processada a S-3000 de exclusão para excluir também do portal.
Nesse caso, deverá acessar o portal do eSocial e buscar por essa transação, copiar o número do recibo dentro do portal, e colar na transação rejeitada em duplicidade dentro do Questor, na opção Ações no botão ‘Validar Manualmente Recibo eSocial’, e ao processar sistema vai passar a transação para as processadas, onde pode estar retificando ou excluindo o evento rejeitado conforme a necessidade.
Na área de trabalho do eSocial, busque a transação rejeitada em Duplicidade e clique no ícone ‘Validar manualmente Recibo eSocial’, informe a data de Envio, Cole o número do recibo copiado do portal eSocial, e informe a versão do leiaute dessa transação e clique em Executar.
Pronto, a transação agora está nas processadas no Questor e no Portal eSocial, podendo retificar ou gerar exclusão conforme a necessidade.