S-2299 – Desligamento
Neste tópico será listado um erro verificado nas transações que retornam nos status Pendentes e Rejeitadas na área de trabalho do eSocial.
Logo abaixo, encontram-se orientações de como conferir e ajustar os dados validados em cada situação. Você pode verificar o texto explicativo para realizar a correção.
Ocorreu um erro ao validar o XSD do XML do evento. Erro: -1072898028 - Element '{http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtDeslig/v02_05_00}infoAgNocivo' is unexpected according to content model of parent element '{http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtDeslig/v02_05_00}ideEstabLot'. |
1º - A empresa está realizando Rescisão e o funcionário possui algum pagamento Adiantamento ou Folha complementar com o valor líquido zero.
2º - A empresa está realizando Rescisão e o funcionário possui algum pagamento Adiantamento com rateio diferente do Período de cálculo Mensal.
3º - A empresa fez alguma alteração no contrato do Funcionário e com isso possui S2206 com data posterior a rescisão.
Ao visualizar a Área de trabalho eSocial, no lado direito superior da tela, no quadro 'Alterações no Sistema' será demonstrado o código do funcionário que está com a inconsistência.
No campo Visualizar XML, verificar qual é o período de cálculo que está zerado.
Selecionar o Período de Cálculo no F7 (Adiantamento ou Folha Complementar).
Ao identificar que se trata algum pagamento de Adiantamento ou Folha complementar com o valor líquido zero, acessar Menu: Utilitários \ Ficha Financeira (Digitação) selecionar o funcionário e excluir a ficha financeira.
Caso a folha possua valores e no XML conste com o período zerado acessar Menu: Utilitários \ Ficha Financeira (Digitação) selecionar o funcionário e conferir o Rateio, se está igual ao período mensal. Se estiver diferente acessar o Menu: Utilitários \ Correções \ Correção Ficha Rateada.
Após realizar o Procedimento Reagendar a transação.
Ao visualizar a Área de trabalho eSocial, no lado direito superior da tela, no quadro 'Alterações no Sistema' será demonstrado o código do funcionário que está com a inconsistência.
Após procurar a transação S2206 enviada com data posterior a rescisão, e fazer a exclusão da mesma, gerando a S3000 para excluir também do portal do eSocial, após reagendar a S2299 ou S2399 rejeitada.
Caso em que a alteração enviada em S2206 seja devida, será necessário excluir a que está enviada com data posterior, e enviá-la novamente com data anterior a rescisão, para isso será necessário editar o XML, ajustando a data. E após ela processar reagendar a S2299 ou S2399 rejeitada.