S-1299 – Fechamento dos Eventos Periódicos
Neste tópico será listado um erro verificado nas transações que retornam nos status Pendentes e Rejeitadas na área de trabalho do eSocial.
Logo abaixo, encontram-se orientações de como conferir e ajustar os dados validados em cada situação. Você pode verificar o texto explicativo para realizar a correção.
Este erro ocorre ao tentar enviar um evento periódico de uma competência que já se encontra Processado o S-1299 de fechamento no portal do e-social.
Para fazer o ajuste, é necessário reabrir a competência informada na descrição do erro, siga os passos abaixo:
Acessar a área de trabalho do eSocial no sistema:
No menu eventos:
Informar a competência que deseja reabrir, seleciona o evento de reabertura S-1298 e executar
, para que o evento seja gerado na área de trabalho do e-social do sistema para processamento.
O evento S-1298 será gerado na área do e-social no sistema, na aba em andamento, acompanhe o processamento.
Após processar, pode reagendar a transação que se encontra no status rejeitadas.
Importante: Se a transação S-1298 não for gerada devido à ausência do processamento da S-1299 de fechamento no sistema, é possível que o período tenha sido encerrado manualmente no portal eSocial. Portanto, a reabertura também deve ser realizada manualmente dentro do portal do eSocial.
E somente após a abertura no portal, reagendar a transação que se encontra no status Rejeitadas.