Os erros 301 (Erro Servidor) se referem a situações de falha na conexão do Portal do eSocial e não possui relação com o sistema Questor. Geralmente ocorre por dois motivos: Falha temporária, que é uma instabilidade do Portal do eSocial ou Falha não catalogada, que é um erro do Portal do eSocial.
Para esse erro o Portal do eSocial orienta:
Falha Temporária
1 - Aguarde alguns minutos e após tente transmitir os eventos novamente;
2 - Para isso, acesse a área de trabalho do eSocial no sistema, nas transações rejeitadas, e clique em reagendar transação, e acompanhe o processamento.
Falha não Catalogada
São erros incomuns para os quais não foram criadas mensagens orientativas para o usuário ou um erro do sistema que precisa de correção (bug). Neste caso não é possível enviar o evento, sendo necessário aguardar que a equipe técnica do eSocial resolva o problema, ou ainda reportar ao eSocial essa situação, da seguinte forma:
1 - acesse o Portal do eSocial;
2 - Acesse o menu eSocial > Canais de Atendimento > Fale Conosco;
3 - No quadro Empresas, clique na opção eSocial Empresas (ambiente de produção - com validade jurídica);
4 - No quadro Selecione o assunto, clique na opção Erro 301;
5 - Na página seguinte preencha as informações informando a mensagem que ocorre, e clique em enviar.
Importante: Para saber mais sobre esse erro, acesse: https://www.gov.br/esocial/pt-br/noticias/erro-301-o-que-fazer