Para identificar diferenças no INSS de Segurados, primeiro precisamos verificar o valor Total de Segurados no Questor e o Total de Segurados no eSocial.
Acesse: Relatórios > Cálculo > Relação de Cálculo > Geral.
Folha de Pagamento > Totalizadores > Empregador > Contribuição Previdenciária.
Verifique o grid em: Resumo da Folha de pagamento > Valor Descontado e Valor Calculado.
No exemplo acima, os valores estão iguais. Porém, se na sua conferência houver diferenças, será necessário identificar qual funcionário apresenta essa divergência.
Utilize os demonstrativos disponíveis na Área de Trabalho do eSocial. Neles, já será indicado quais funcionários apresentam a diferença.
Gerando o relatório “Comparativo Impostos – Questor x eSocial”, identificamos um caso de diferença para a funcionária MARIA, onde não há valores preenchidos nos campos do eSocial.
Possíveis causas:
Solução:
Confirme se a funcionária está ativa.
Caso esteja ativa, realize o envio do evento S-1200 e verifique se houve algum erro no processamento para que possa ser corrigido. Consulte este material: [Erros que podem ocorrer no S-1200].
Após o envio do S-1200 e S-1210 dessa funcionária, refaça o envio do fechamento e confira novamente o total de segurados.
Outra forma de conferência é analisar os casos específicos na competência, como, por exemplo:
Para verificar esses casos e comparar os valores, utilize no sistema os valores no Relatório Geral ou no Envelope e no eSocial o total por Trabalhador.
No Relatório Geral, informe nos parâmetros só o colaborador desejado.
No Envelope, informe só o colaborador desejado.
Folha de Pagamento > Totalizadores > Trabalhador > Contribuição Previdenciária, informe o Período e o CPF do funcionário, e clique em pesquisar.
Após localizar o funcionário com a diferença, temos 2 opções:
Caso não seja nenhuma dessas opções, a diferença, pode estar em uma rubrica. Após localizar o funcionário com a diferença verifique as rubricas calculados e a base do INSS.
Neste exemplo, o colaborador recebe as mesmas rubricas e valores tanto no sistema quanto no eSocial. Porém, no sistema a rubrica está com incidência de INSS, enquanto no eSocial está sem essa incidência, gerando diferença nos segurados.
Realize a conferência das incidências. Antes de alterar qualquer evento, entre em contato com o nosso suporte para receber orientação. Como conferir as incidências:
Ícone de Eventos, e verifique a incidência do eSocial.
Empregador/Contribuinte > Tabelas > Rubricas, pesquise pelo código da rubrica e verifique se está com a mesma incidência.