As configurações de cooperativa orientam o cadastro da empresa, dos contratos, dos eventos e dos cálculos necessários para o processamento da folha e geração das obrigações.
Nesta etapa, ajuste o porte da empresa no configurador inteligente.
Em Configurações > Configurador Inteligente, na aba Porte e Apuração, a opção "Porte Empresa" deve estar preenchida com 1.
Nesta etapa, revise as parametrizações da empresa para permitir o rateio da folha.
Em Configurações > Configurador Inteligente, na aba Empresa, as opções "Utiliza Rateio de Folha" e "Horas Normais Critério Rateio" devem estar configuradas conforme a necessidade da cooperativa.
Nesta etapa, configure a tabela de GPS com o percentual de desconto de INSS aplicável.
Acesse Cadastros > Valores > Períodos Tabela INSS e informe o percentual de desconto de INSS relativo a 20%.
Nesta etapa, crie um tipo de contrato específico para o trabalhador cooperado.
Em Cadastros > Calculo > Tipos de Contrato, vincule uma tabela de GPS específica ao tipo de contrato, com percentual de desconto relativo a 20% e categoria do eSocial compatível com trabalhador cooperado (731).
Nesta etapa, cadastre o funcionário com o tipo de contrato correto.
Em Área de Trabalho > Contrato, cadastre o funcionário com o tipo de contrato "Cooperado".
Nesta etapa, cadastre o evento de pagamento dos serviços do terceiro.
Em Cadastro > Eventos > Eventos, cadastre o evento de valor informado para pagamento dos serviços do terceiro.
Nesta etapa, configure a GPS específica para o cálculo do INSS e da SEFIP de cooperativa.
Em Configurações > GPS, configure a tabela de GPS específica para cálculo de INSS e SEFIP de cooperativa, com código de GPS 2127.
Nesta etapa, cadastre a empresa tomadora de serviços e faça a configuração complementar.
Cadastre o tomador de serviços em Terceiros > Outras Empresas e, posteriormente, configure em Terceiros > Configurações de Outras Empresas.
Nesta etapa, lance os eventos variáveis para a empresa tomadora de serviço.
Em Cálculo > Eventos Variáveis > Eventos Variáveis, efetue o lançamento do pagamento de terceiros vinculados à empresa tomadora de serviço.
Nesta etapa, calcule a guia de INSS para geração dos débitos.
Em Impostos > INSS > Cálculo GPS, calcule a guia de INSS.
⚠️ Importante! A guia para pagamento será emitida pelo portal do E-cac. Não deve ser emitida guia de pagamento de GPS pelo Questor. A guia é calculada apenas para geração dos débitos.
⚠️ Importante! Para Cooperativa de Transporte, acesse o manual https://docs.questor.com.br/pt-br/Produtos/Gest%C3%A3oCont%C3%A1bil/FolhadePagamento/configuracoescooperadotransportador.