¶Configurações da Empresa - Controles e Cálculos Específicos
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Anuidade.
O primeiro passo para a utilização desta rotina é definir qual a forma a ser utilizada. Para configurar é necessário optar por uma das três possibilidades de informação, sendo:
Diversas Anuidades: A informação de Diversas Anuidades permitirá ao usuário cadastrar a tabela de anuidades (Cadastros\Cálculos\Anuidades), na qual definirá por ano, o percentual e a forma como calcular o valor. Esta opção dará flexibilidade total ao usuário no cadastramento dos anos e seus respectivos percentuais/valores. É possível cadastrar para o mesmo ano, diversas anuidades, pagando por exemplo, quinquênios, triênios e anuênios para o mesmo funcionário.
Até Duas (Antiga): Esta opção permite ao usuário o cadastro de no máximo duas anuidades para o mesmo funcionário. A definição do controle de anuidade é feita em tabela definida no funcionário, na empresa ou no sindicato. (Não utilizar)
Não Possui: Esta opção deverá ser utilizada para aquelas empresas que não possuem controle de anuidades. Ao informar esta opção o sistema desabilitará os campos de anuidades na configuração da empresa e também os históricos de anuidades.
Anuidade.
Informe neste campo o código da Tabela de Anuidades (Cadastros\Cálculos\Anuidades) que será utilizada pela empresa. Sempre que informada uma tabela de anuidades neste campo, o sistema desconsiderará a tabela de anuidades informada no Sindicato.
Anuidade Tempo de Serviço.
Informe neste campo a tabela de anuidades correspondente ao tempo de serviço (Cadastros\Cálculos\Anuidades). Somente deverá ser preenchido quando a empresa possuir uma tabela de tempo de serviço diferente da tabela do sindicato, ou seja, a empresa possui regras próprias para o tempo de serviço.
Assiduidade.
Informe neste campo a tabela de assiduidade correspondente, quando a empresa possuir regras próprias para a assiduidade diferente da tabela do sindicato. Para cadastrar a tabela de assiduidades utilizar a opção Cadastros\Cálculo\Prêmio Assiduidade.
Utiliza Estrutura Salarial.
Neste campo define-se pela utilização ou não da tabela salarial. Este conceito de estrutura salarial é mais utilizado em empresas que processam sua folha de pagamento internamente e possuem controles de cargos e salários. Para escritórios contábeis a utilização da estrutura salarial deverá ser analisada com bastante critério visto que os salários podem variar de uma empresa para outra, mesmo os funcionários possuindo a mesma função/cargo.
Sim: Ao informar Sim neste campo habilita-se o campo estrutura salarial, da configuração da empresa, no qual o usuário deverá informar o código da tabela que será utilizada por esta empresa, tabela esta que deverá ser previamente definida e cadastrada em Funcionários\Históricos\Salários\Estrutura\Estrutura Salarial e Funcionários\Históricos\Salários\Estrutura\Tabela Salarial
Não: Ao informar Não o sistema assume o salário individualmente por funcionário e desabilita os campos da estrutura salarial de todas as telas que utilizam salário.
Utiliza Cálculo de Professores/Atividades.
Neste campo deverá ser definido se a empresa que está sendo configurada é um estabelecimento de ensino e há necessidade de cálculos específicos de professores. Para mais informações sobre a rotina, consultar o manual específico de Cálculo de Professores.
Sim: Quando informado Sim neste campo o sistema habilitará as demais configurações de professores existentes no sistema, sendo necessário que o usuário as configure.
Não: Quando informado Não neste campo o sistema desabilita as configurações referentes aos cálculos de professores.
Pagamento Afastamento Professor.
Utilize este campo para definir a fórmula de cálculo dos eventos de horas/dias nos meses em que houver afastamentos ou retornos de afastamentos, ou ainda quando o professor estiver o mês inteiro afastado e o mês possuir uma quantidade de dias diferente de 30.
Conforme Escala: A opção conforme a escala sempre considera a quantidade de horas informadas na escala professor, avaliando os dias da semana e horas diurnas/noturnas informadas. Nesta opção o sistema sempre somará a quantidade de horas, avaliando quantos dias da semana terá em cada mês.
Quantidade Dias Mês: Esta opção pagará aos professores as horas aulas de acordo com a quantidade de horas informadas em cada contrato de professor descriminando por tipo de aula e avaliando os índices semanal/DSR. O sistema fará um cálculo, dividindo o número de horas da escala mensal do professor pelo número de dias do mês e multiplicando pelos dias trabalhados. A regra de cálculo para Professores esta opção é: Hora Aula * 5,25 / Número de dias do mês * Dias de direito do Professor, a quantidade de horas é multiplicado pelo valor hora aula, lembrando que o contrato do professor pode ter vários tipos de aula.
Horas Escala Mensal: Esta opção pagará a quantidade de horas trabalhadas no mês, considerando como base a quantidade de 30 dias no mês e limitando a quantidade de horas a carga horária mensal do professor. Nesta opção a regra de cálculo é: Hora Aula * 5,25 / 30 * Dias de direito do professor * Valor Hora Aula.
Aderiu Programa de Prorrogação do Auxílio Maternidade/Licença Paternidade
Utilize este campo para informar ao sistema se a empresa aderiu ao Programa Empresa Cidadã e concederá às funcionárias em auxílio maternidade a prorrogação do período de afastamento. A prorrogação é uma opção do empregador, ou seja, facultativa e como dito acima, o empregador deverá aderir ao Programa Empresa Cidadã. Mais informações podem ser obtidas na legislação O Decreto 7.052 de 23/12/2009, normatizada pela IN 991 de 21/01/2010.
Sim: Quando este campo for configurado com Sim, ao incluir um afastamento com a situação 13 - Licença Maternidade – Ded. GPS serão solicitados dois novos campos, os quais incluirão um novo período de afastamento à funcionária, correspondente a prorrogação da licença maternidade.
Não: Quando informado Não neste campo o sistema não fará o controle da prorrogação, consequentemente não serão gerados afastamentos para este fim.
Importante: É necessário que no sistema esteja criada a situação de Prorrogação de Auxílio Maternidade, com os códigos de afastamentos/retornos e os parâmetros de cálculos configurados corretamente. Também é necessário que os eventos correspondentes a prorrogação estejam incluídos no sistema, dentro de suas respectivas estruturas de cálculo.
Controla Vacinação / Frequência
No sistema esta opção auxiliará no controle referente a entrega da caderneta de vacinação e frequência escolar, conforme legislação do salário família definida Lei 4.266/1963 e Decreto 3.048/1999.
Sim: Quando configurado Sim neste campo, o sistema fará duas validações a mais para pagamento da cota do salário-família: 1) Se o dependente estiver com idade inferior a sete anos, o sistema avaliará os campos “Forma Controle Vacinação” e “Data de Vacinação” disponíveis em Funcionários>Cadastros>Dependentes, efetuando ou não o pagamento da cota referente a este dependente. 2) Se o dependente estiver com idade entre sete e quatorze anos o sistema irá verificar as informações de frequência escolar informada na aba “Educação dos Dependentes” disponível em Funcionários>Cadastros>Dependentes. Para os meses de junho a novembro será considerada a frequência escolar informada no mês de maio do ano corrente, para os meses de dezembro a maio será considerada a frequência escolar informada no mês de novembro do ano anterior.
Não: Quando configurado como Não o sistema considerará somente a remuneração e a idade do dependente para pagamento da cota do salário-família, desconsiderando as questões de vacinação e frequência escolar.
Importante 1: Nos casos onde o sistema estiver configurado para estes controles, porém sem informações das datas, e não houver o pagamento das cotas, o sistema não calculará automaticamente no momento que forem efetuadas as correções de cadastro, sendo necessário a informação manual dos valores no evento de salário família complementar.
Importante 2: Vale ainda reforçar que ao informar SIM o usuário deverá estar atento a estas informações para evitar o esquecimento do preenchimento e consequentemente o não pagamento da cota.
Registro Informatizado
Neste campo o usuário deve configurar o sistema em relação a utilização da Ficha de Registro Informatizada, de acordo com as orientações da Portaria nr. 1121, de 08/11/1995 e consultar a Delegacia Regional do Trabalho para certificar-se do correto preenchimento dos documentos necessários.
Sim: Ao mudar o campo para Sim, o sistema controlará a numeração da FICHA REGISTRO de forma automática por estabelecimento, não permitindo mais ao usuário a alteração ou informação de forma manual.
Não: Ao preencher o campo como Não, o sistema não controlará a numeração da ficha registro dos trabalhadores.
Importante: Para clientes em que será iniciado o processo após já existirem colaboradores cadastrados, será necessário alterar em Funcionários>Históricos>Locais Filiais, informando os números das fichas registros correspondentes, e também alterar em Configurador Inteligente aba Filiais o número da primeira ficha registro a ser gerada pelo sistema.
Utiliza PPP
Através deste campo o usuário definirá se a empresa utilizará os controles do PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário.
Sim: Ao informar Sim neste campo o sistema habilitará as tabelas correspondentes em Cadastros\PPP para configurar ambiente de trabalho, fatores de risco, agentes de risco, atividades trabalhistas, cursos de formação e aperfeiçoamento e requisitos do cargo. Observar que o PPP é um documento de histórico laboral do trabalhador, sob responsabilidade de um profissional legalmente habilitado para a função, os quais serão os responsáveis pelas informações prestadas a Previdência Social.
Sim e-Social: Informe “Sim e-Social” para liberar o cadastramento de informações relativas a PPP para transmissão ao e-Social.(Essa informação deverá ser utilizada na versão que será entregue até 31/05/2019)
Não: Ao informar Não o sistema desabilita as tabelas e movimentações necessárias ao PPP.
Gera RAIS
Informe neste campo se a empresa que está sendo configurada deverá apresentar a RAIS.
Sim: Selecione Sim para gerar os dados da RAIS, positiva ou negativa.
Não: Selecione Não caso a empresa não possua obrigação da entrega da Rais.
Empresa com Diversas Atividades (CNAES)
Informe neste campo se a empresa possui mais de uma atividade federal (CNAE) para o usuário poder controlar a quantidade de trabalhadores em cada atividade federal e assim gerar as informações de cálculo da GPS pelos percentuais definidos.
Sim: Deve-se utilizar Sim neste campo para habilitar um novo histórico no castrado do funcionário (Funcionários\Históricos\CNAE do Funcionário) o qual permitirá identificar os funcionários nas diversas atividades, fazendo listagens e controles para cálculos de GPS com percentuais de RAT utilizando o CNAE com maior número de funcionários.
Não: Quando configurar o campo com Não as opções de históricos de CNAES do funcionário ficarão desabilitadas.
Gerar Débito Folha no Controle de Tributos
Este campo define se os débitos mensais da Folha de Pagamento serão enviados automaticamente para o módulo Controle de Tributos.
Sim: Envia o débito total da folha do mês para o Controle de Tributos.
Não: Não envia os débitos da folha para o Controle de Tributos.
Dependentes 13 Salário Informe
Nesta opção define-se a forma como o sistema deverá considerar a dedução dos dependentes de IR para o campo de 13º Salário, nos rendimentos com tributação exclusiva para o Informe de Rendimentos.
Deduzir sempre. Quando negativo zerar: Irá sempre considerar os valores dos dependentes para encontrar o valor do 13º salário, ou seja, utilizará o valor integral do dependente para deduzir do valor do 13º salário (que deve ser demonstrado pelo líquido) e quando o resultado for negativo o sistema zerará o valor do 13º salário no informe de rendimentos.
Quando houver IRRF: Irá considerar os valores dos dependentes no Informe somente quando houver valor de IRRF de 13º salário. Neste caso somente quando houver valor de IRRF retido o valor dos dependentes será considerado para diminuir e encontrar o valor líquido.
Não deduzir: Os valores dos dependentes não serão considerados no Informe. Neste caso os valores de dependentes não serão diminuídos dos valores de 13o salário.
Quando o 13º salário sem IRRF for superior ao limite de isenção, após efetuadas as demais deduções: Somente irá considerar os valores dos dependentes no Informe quando o valor da base de cálculo do 13º salário já deduzidas as outras deduções forem maior que o limite de isenção da tabela de IRRF, ou seja, não houve retenção de IR justamente devido às deduções referentes aos dependentes.
Importante: Este parâmetro é válido somente para o campo do 13º Salário no Informe de Rendimentos e que para a DIRF o sistema irá gerar os valores integrais, inclusive, na exportação dos dados o sistema irá transferir os valores integrais, sendo que o validador emitirá as mensagens sobre os valores que estiverem inferiores aos descontos e deduções.
Número Convênio
Utilizado para gerar informações em arquivos magnéticos específicos, como convênios médicos e outros de necessidades do usuário. Sempre que não utilizado, deixar em branco.
Utiliza Função no Cargo
Informar neste campo se utiliza Função no Cargo.
Sim: Selecionando Sim neste campo, no momento em que cadastrar um histórico do cargo em um funcionário (Funcionários > Históricos > Cargos), vai habilitar o campo Função para se vincular uma função no cargo. A função é cadastrada em Cadastros > Cargos > Funções.
Não: Selecionando Não, a campo Função no histórico do cargo ficará desabilitado.
Utiliza Faixas de Remuneração
Ao habilitar as faixas de remuneração, será ativado o histórico de faixa de remuneração no contrato do empregado para pagamento de um determinado valor fixo por mês.
Sim: Em Funcionários>Históricos>Faixa de Remuneração>Faixas poderá ser configurado um evento da folha para ajuste mensal da faixa de remuneração, com avaliação dos valores: Valor Bruto, Valor Líquido ou Valor Líquido sem Faltas.
Não: Ao preencher Não, a faixa de remuneração não será habilitada.
Controlar Limite Mínimo de Férias Parcelada
Neste campo, informe ao sistema de deseja controlar o limite mínimo de 5 dias para parcelamento de férias, no mesmo período aquisitivo.
Sim: O sistema vai controlar o limite mínimo de férias, em situações de parcelamento das férias em até 3 períodos, observadas as seguintes regras: concessão de um período de férias com pelo menos 14 dias e os demais períodos com no mínimo 5 dias.
Não: Se preencher Não, o sistema não vai controlar o limite mínimo de parcelamento de concessão de férias.
Acordo de Redução - Considera p/ Média
Neste campo, determinamos se o avo correspondente ao mês em que o empregado laborou em jornada integral (sem redução) menos de 15 dias será considerado para média e utilizado para divisor da média.
Sim: A competência será considerada no cálculo das médias para a soma do valor e também para o divisor.
Não: A competência será desconsiderada no cálculo das médias para a soma do valor e também para o divisor.