Para transmitir o MIT utilizando a API Integra Contador, é necessário realizar algumas configurações após a contratação do serviço.
O primeiro passo é configurar os dados de contratação do Integra Contador. Para isso, acesse o menu Configurações > Opções Gerais em seguida, localize o separador Integra Contador, preencha os campos obrigatórios e marque a opção “MIT”:
Serviço: Selecione o serviço que será utilizado. As opções disponíveis são:
Responsável Pela Contratação: Informe quem é o contratante do serviço.
Consumer Key: Informe a chave fornecida pelo Integra Contador/Serpro.
Consumer Secret: Informe a chave fornecida pelo Integra Contador/Serpro.
Filtro Empresa: Informe os códigos das empresas que utilizarão os serviços do Integra Contador. Caso o campo não seja preenchido, o filtro será aplicado a todas as empresas da base de dados.
Se a opção "MIT" não estiver marcada nos serviços contratados do Integra Contador, ao tentar executar a transmissão, será exibida uma mensagem informativa, indicando a necessidade de ativar o serviço antes de prosseguir.
Somente após essa configuração a transmissão poderá ser realizada com sucesso.
Para realizar a transmissão do MIT por meio do Integra Contador, é necessário possuir um certificado digital válido e ativo do Contratante do Integra Contador na Central de Certificados Digitais API.
A central está disponível no Desktop, no módulo Gerenciador de Empresa, acessando o menu Cadastros > Certificado Digital > Consulta Certificados Digitais API
Caso não exista um certificado importado ou o certificado esteja vencido, será necessário realizar a importação ou atualização. Para isso:
Clique no ícone “Adicionar/Atualizar Certificado API”.
Selecione o certificado desejado, no formato .pfx ou .p12.
Informe a senha do certificado digital.
Execute a operação para que o certificado seja devidamente importado para a central.
Verifique se na lista de Ativos será apresentado o certificado Importado com o Status “Ativo”
Importante 1: Para que o certificado digital seja enviado corretamente à API, é necessário que o link abaixo esteja liberado para acesso na máquina que realizará a transmissão:
🔗 https://certificado.questor.com.br/swagger/index.html
Garanta que não haja bloqueios de firewall, proxy ou antivírus que impeçam a comunicação com este endereço.
Importante 2: Caso o certificado digital esteja vencido, ao tentar inseri-lo por meio da ação “Adicionar/Atualizar Certificado API”, será exibida uma mensagem de alerta, informando sobre a situação. Neste caso, será necessário selecionar um novo certificado válido para concluir o processo de importação corretamente.
Para transmitir o MIT via Integra Contador, siga estas etapas:
Acesse a rotina de transmissão mo menu Arquivo > Federais > MIT > Transmitir MIT
Empresa: Selecione a empresa para a qual o arquivo MIT será transmitido.
Competência: Indique o período para o qual o arquivo será transmitido.
Sem Movimento: Selecione "Sim" ou "Não" para transmitir o arquivo sem movimento.
PJ Levantou Balanço/Balancete de Suspensão ou Redução no Mês: Escolha entre "Sim" ou "Não".
Clique no botão (F9) para iniciar a consulta que irá carregar os dados na empresa e competência para iniciar a transmissão.
Inicie a transmissão:
Após carregar os dados na Grid , utilize a ação de transmissão para enviar o arquivo MIT.
Transmitir Declaração: Após a execução da rotina, deve-se selecionar a ação de transmissão da declaração, para que as informações sejam devidamente enviadas. Essa ação é válida tanto para a transmissão original quanto para a retificação. Para retificação ao ser enviado novamente os dados serão substituídos.
Consultar Transmissão: Após a execução da ação “Transmitir Declaração”, pode ser utilizada a ação “Consultar Transmissão” para acompanhar o andamento do processo. Sempre que essa ação for executada, o sistema atualizará a tela com as informações mais recentes sobre o status da transmissão do MIT.
Visualizar Log: Para mais detalhes sobre a transmissão, incluindo a visualização da ID de transmissão e outras informações complementares.
Durante a execução, o status da transmissão será exibido em tempo real e o resultado final estará disponível na aba de Notificações.
Os passos de transmissão serão:
Este status indica que o MIT foi transmitido corretamente, também será exibido na coluna “Notificações” a ID da Apuração e Data do Encerramento.
Observação:
Pela rotina de Transmitir o MIT é possível acessar a rotina de geração do arquivo manual, basta acionar o ícone (CTRL +M) que a rotina será aberta.
Validação 1
Para transmitir o arquivo do MIT com a opção "Sem Movimento", basta alterar o parâmetro para "Sim" na tela de geração do arquivo, indicando que a empresa não teve movimento no período e executar que o arquivo será gerado.
Se for indicado que a empresa está "Sem Movimento", mas houver débitos escriturados em Movimentos > Débitos > Federais > Débitos no Módulo de Controle de Tributos, será exibido o seguinte alerta na geração do arquivo:
Caso opte por "Sim", a transmissão será executada com a informação de "Sem Movimento" marcada como verdadeira. Caso contrário, basta clicar em "Não", corrigir o parâmetro "Sem Movimento" e gerar o arquivo novamente.
Importante: Na transmissão do arquivo sem movimento se não houver nenhuma transmissão de REINF ou eSocial no período o MIT será responsável por encerrar também a DCTFWeb, caso tenha algum dos demais serviços com débitos a recolher o MIT será transmitido Sem Movimento porém o retorno será apresentado da seguinte forma:
Validação 2
Caso o parâmetro indique que a empresa teve movimento, com a opção "Sem Movimento = Não", mas não houver débitos válidos escriturados em Movimentos > Débitos > Federais > Débitos no Módulo de Controle de Tributos, será exibido um alerta durante a geração e o arquivo não será gerado.
Nessa situação, será necessário revisar os débitos escriturados ou corrigir o parâmetro para "Sem Movimento = Sim" para que o arquivo seja gerado corretamente.
Validação 3
Se, no momento da geração do arquivo, não houver uma opção pelo MIT criada, o sistema indicará a necessidade de acessar a tela de criação da opção antes de prosseguir com a geração do arquivo.
Validação 4
Durante a execução da geração do arquivo, caso o Código de Imposto e Variação dos débitos escriturados não estejam cadastrados corretamente, para a geração do arquivo do MIT, será exibida uma mensagem impedindo a conclusão do processo. A mensagem informará:
Quais são os impostos que precisam de manutenção.
O caminho necessário para realizar as correções.
Quais campos precisam ser ajustados.