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A rotina de Baixa de Contas a Pagar tem como objetivo registrar os pagamentos efetuados a fornecedores ou prestadores de serviço, dando baixa nos títulos que estavam em aberto.
Siga o caminho: Financeiro > Movimentos > Baixa de Contas a Pagar.
Ao acessar a tela, utilize os filtros disponíveis para localizar os títulos que deseja baixar.
Fornecedor: Informa o código fornecedor.
Documento: Informa o número do documento do título.
Data de Vencimento: Defina o período de vencimento do título.
Data de Lançamento: Informe o período de geração do lançamento.
Depois de aplicar os filtros, selecione o(s) título(s) desejado(s) e clique em “Baixar parcelas selecionadas” .
O sistema abrirá uma nova aba para registrar os detalhes da baixa. Alguns campos são obrigatórios e outros opcionais.
Data de Baixa: Informe a data em que o pagamento ao fornecedor foi efetuado.
Plano de Contas:
Indique a conta contábil de onde o valor será retirado (a conta de saída do dinheiro).
Deve representar de onde o dinheiro saiu de fato, por exemplo:
Conta bancária (se o pagamento foi via transferência, TED, DOC, PIX etc.),
Conta caixa (se foi pago em dinheiro).
Conta de cartões (se foi pago via cartão corporativo).
Histórico:
Registre uma descrição que identifique a operação de baixa do título, por exemplo
“Pagamento da NF nº 5678 – Fornecedor XYZ”
“Baixa de duplicata referente à compra de materiais”
“Pagamento de título via PIX”
Complemento: Campo livre para inserir informações adicionais sobre a baixa.
Após preencher os campos, clique em “Finalizar” .
Ao finalizar, o sistema exibirá a mensagem de confirmação.
Clique em “OK” para registrar o pagamento e caso deseje, é possível gerar um comprovante da baixa selecionando a opção “Recibo” .
⚠️ Atenção
Verifique se os dados da baixa (data, valores, conta contábil e histórico) estão corretos antes de finalizar.
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