Este manual tem como objetivo orientar o usuário no processo de Cadastro Manual de Contas a Receber. Através desta rotina, é possível registrar valores a serem recebidos de clientes ou outras fontes, inserindo manualmente as informações do título no Questor Negócio.
Acesse a rotina pelo seguinte caminho: Operações > Operações Financeiras > Contas a Receber.
Serão exibidas todas as contas a receber cadastradas, onde você poderá editar as existentes ou criar um novo registro. Clique no ícone “+” para adicionar um novo registro.
O primeiro passo a ser feito é preencher o cabeçalho. Informe os seguintes campos para realizar o processo:
Preencha os campos necessários e clique em “Salvar” para finalizar a etapa do cabeçalho.
Após o preenchimento dos campos do cabeçalho, a aba Recebimento será automaticamente habilitada.
Informe a condição de pagamento e o valor total. Em seguida, clique no botão “Gerar” para criar as parcelas, que ficarão em aberto até a realização da baixa.
Nos casos em que há geração de boletos, selecione as parcelas desejadas e clique na opção "Gerar Boletos".
Após isso, selecione o convênio do banco para a geração do boleto e clique em “Confirmar”.
Os boletos serão abertos em outra aba conforme o exemplo:
Importante: A Provisão Lançamento(Contabilização) e o Lançamento de Custos serão habilitados após o salvamento do cabeçalho. Caso sua empresa utilize essa rotina, preencha conforme as contas previamente configuradas da sua empresa.