Essa rotina tem a funcionalidade de registrar todos os valores que entraram no caixa da empresa futuramente. Os títulos a receber vem principalmente da venda de produtos ou serviços para clientes, mas também pode ser os juros cobrados, recuperação tributária ou rendimentos de aplicação da instituição.
Acessando o menu: Operações > Operações Financeiras > Contas a Receber
Os campos que possuírem o símbolo * são de preenchimento obrigatório, os demais campos são opcionais.
Cliente: Informa o código do cliente;
Estabelecimento: Empresa/ Filial que esta logada no sistema;
Documento Fiscal: Código do documento fiscal que deseja vincular;
Data de Emissão: Informa a data que está gerando o contas a receber;
Data de Lançamento: Informa data que gerou o lançamento;
Conta Financeira Origem: Informa o código da conta financeira.
Após preencher os campos do cabeçalho, a aba de “recebimento” será habilitada.
Informa a condição pagamento e valor total, e seleciona o campo “gerar”.
Após executar, o sistema filtrará as parcelas, clica em “gerar boletos” para selecionar o convênio e assim gerar o boleto bancário.
A próxima aba que será habilitada para preenchimento é a “provisão lançamento”. Nesta tela é possível realizar o lançamento manualmente também, caso deseje.
Finalizando, caso deseje informar algum registro ou nota fiscal deste cliente, a tela de “documentos” possibilita este preenchimento para anexar os arquivos.
Retornando a tela inicial, visualizara o lançamento na listagem do Contas a Receber.