A Carta de Cobrança é um documento formal para notificar um cliente sobre um débito pendente. Seu objetivo é lembrar o devedor sobre a obrigação financeira e incentivar o pagamento, evitando medidas mais severas, como protesto ou ação judicial.
Importante: Antes de fazer o envio, certifique-se que já exista um cadastro de Layout de cobrança. Caso ainda não tenha, aprenda como fazer um layout Aqui.
Para utilizar a rotina, acesse o caminho: Operações > Operações Financeiras > Carta de Cobrança.
Preencha os campos necessários para filtrar os lançamentos que você deseja fazer o envio da carta de cobrança:
Estabelecimento: O sistema busca o estabelecimento automaticamente.
Cliente: Informe um cadastro de cliente caso necessário.
Grupo de Pessoas: Informe um grupo de pessoas caso necessário.
Data de Emissão: Informe uma data inicial e final para buscar os cadastros que deseja.
Data de Vencimento: Informe uma data inicial e final para buscar os lançamentos vencidos.
Percentual de Juros: Percentual Diário. Quando possuir boleto será considerado os juros definidos no convênio.
Percentual de Multa: Percentual Sobre o Saldo
diário. Quando possuir
boleto será considerada a
multa definida no
convênio.
Data Base: Data utilizada para cálculo de juros e multa.
Layout Carta de Cobrança: selecione o layout cadastrado no seu sistema para gerar carta de cobrança.
Após realizados os filtros, clique na opção de filtrar para mostrar todos os lançamentos:
Verifique os lançamentos vencidos, e faça o envio utilizando o botão laranja conforme a imagem abaixo: