A rotina de Baixa de Contas a Receber auxilia a empresa no controle das receitas a serem recebidas de clientes, parceiros ou outras fontes. Essa funcionalidade permite registrar manualmente os recebimentos, sem a necessidade de utilizar arquivos de retorno bancário, mantendo os títulos organizados e atualizados no sistema.
Acesse a rotina pelo seguinte caminho: Operações > Operações Financeiras > Baixa de Contas a Receber.
Na aba “Filtros”, preencha os campos necessários para facilitar a localização dos títulos. Após informar os filtros obrigatórios e, se desejar, os opcionais, clique em "Avançar".
Na aba “Títulos a Baixar”, selecione os “Títulos” que deseja e clique em "Avançar".
Você pode fazer a baixa de forma individual ou em massa. Selecione a opção desejada para continuar.
Na opção individual, selecione a parcela no campo “Parcelas Selecionadas”. Será possível editar os valores adicionais e as contas financeiras de origem (Saída). Defina a conta financeira desejada e clique em “Salvar” antes de avançar para o próximo título. Quando salvar todos os títulos, clique em “Avançar”.
Na opção em massa, preencha a conta financeira e os percentuais, e clique em “Salvar”. Após salvar todos os títulos, clique em “Avançar”.
Importante: Os campos com o ícone “*” são de preenchimento obrigatório.
A tela “Baixa” exibirá uma listagem dos títulos salvos. Clique em “Concluir” para finalizar o processo.
Automaticamente, o sistema redirecionará para a tela de pós-baixa, onde você poderá acessar as informações referentes a esta baixa.