Para obter os aquivos de remessa, acesse o menu: Operações > Operações Financeiras > Arquivos de Remessa.
Os campos que possuírem o símbolo * são de preenchimento obrigatório, os demais campos são opcionais.
Nesta tela, o sistema filtrará os boletos disponíveis para geração de remessa e posterior registro. Selecione o convênio, a data de emissão ou a data de vencimento e clique em "Filtrar". Assim, serão exibidas as remessas disponíveis para geração.
Marque os boletos para os quais deseja gerar o arquivo de remessa e clique na opção "Gerar". O sistema fará o download do arquivo automaticamente. Em seguida, localize o arquivo gerado e realize o registro junto ao banco.
Caso não consiga localizar os arquivos ou não se lembre da pasta onde os documentos foram salvos, você pode consultar as remessas já baixadas e os retornos que já foram importados. Para utilizar a rotina acesse o menu: Operações > Operações Financeiras > Históricos de Remessa.
Ao acessar a tela de filtros, selecione o convênio e a data em que o arquivo foi gerado, e clique em "Filtrar".
Após aplicar o filtro, selecione os arquivos desejados e clique em "Download" para realizar o novo download.
Em seguida, assim que o cliente realizar o pagamento do boleto e o banco processar a compensação, será possível fazer o download do arquivo de retorno no portal da associação. Esse arquivo tem a finalidade de dar baixa nos títulos registrados no sistema. Para importá-lo, utilize a rotina específica de importação de retorno.
Acesse a rotina pelo seguinte caminho: Operações > Operações Financeiras > Arquivos de Retorno.
Informe o convênio e selecione o arquivo de retorno disponibilizado pelo banco. Após o processamento, os títulos localizados com instrução de baixa serão exibidos na aba "Localizados". Ao clicar em "Finalizar", os títulos serão baixados conforme os valores informados no arquivo.
Já na aba “Não Localizados”, são exibidos os títulos presentes no arquivo de retorno que não foram identificados no sistema, ou seja, foram emitidos por outra plataforma. Nesses casos, não é possível realizar a baixa automática.