Neste manual, você vai aprender como utilizar a funcionalidade de Reajuste de Contrato, que permite atualizar os valores dos contratos com base em um índice definido ou de forma manual.
Essa funcionalidade pode ser usada de duas maneiras:
Além disso, o sistema permite o envio da carta de reajuste ao cliente, que pode ser encaminhada via e-mail, eDoc ou até impressa na tela, conforme a configuração.
Acesse a rotina pelo seguinte caminho: Contratos > Reajuste de Contrato.
Na tela inicial, estão disponíveis diversos filtros. Preencha os campos necessários e clique em Filtrar, para visualizar os contratos que se enquadram nos critérios.
Selecione um contrato que tenha um índice configurado. Clique em Simular.
O sistema solicitará que você escolha o tipo de aplicação. Marque a opção Aplicar índice do contrato e clique em Simular. Dessa forma, a regra definida no cadastro do índice será aplicada automaticamente.
Você também pode utilizar estes campos adicionais:
Arredondamento: Marque esta opção para arredondar automaticamente o valor do reajuste.
Layout de Reajuste de Contrato: Define o layout que será utilizado para enviar a carta de reajuste ao cliente.
Ao fazer isso, a tela exibirá o Valor reajustado. Também será exibida a data do Próximo reajuste. Caso necessário, é possível editar o valor ou a data manualmente.
Se as informações estiverem corretas, clique em Aplicar Reajuste. O sistema aplicará o novo valor e enviará automaticamente a carta de reajuste ao cliente.
Importante: Clique aqui para aprender como cadastrar um índice.
Selecione o contrato e clique em Simular. Em seguida, escolha a opção Ajuste Manual.
Será possível definir se o ajuste será um acréscimo ou decréscimo, e se será aplicado um valor fixo ou um percentual.
Assim como no reajuste por índice, você pode editar os valores e datas e, em seguida, clicar em Aplicar Reajuste para finalizar a alteração.
Dessa forma, a rotina de Reajuste de Contrato permite manter os valores atualizados de forma prática e segura, além de garantir a comunicação automática com o cliente.