Este manual explica de forma simples como cadastrar índices de reajuste no sistema. Você vai aprender a inserir os percentuais de atualização, definir os períodos de vigência e aplicar esses ajustes aos serviços corretamente. Com essas informações, seu sistema manterá os valores sempre atualizados de acordo com os índices oficiais. Siga as instruções para configurar tudo de maneira rápida e sem erros.
Acesse a rotina pelo seguinte caminho: Contratos>Índices.
Serão exibidos todos os índices cadastrados, onde você poderá editar os existentes ou criar um novo registro. Clique no ícone “+” para adicionar um novo registro.
O primeiro passo a ser feito é preencher o índice. Preencha os seguintes campos para realizar o processo:
Descrição: Insira o nome completo do índice.
Fonte: Informe a instituição ou base de dados responsável pelo índice (ex: IBGE, FIPE, BACEN).
Periodicidade de Reajuste: Selecione a frequência de atualização (ex: Mensal, Anual, Trimestral).
Padrão: Ative esta opção para definir o índice como padrão em novos serviços contratuais.
Ativo: Mantenha habilitado para que o índice permaneça disponível no sistema.
Após preencher os campos necessários, clique em Salvar. Dessa forma, será habilitada a aba de histórico.
Serão exibidos todos os históricos cadastrados, onde você poderá editar os existentes ou criar um novo registro. Clique no ícone “+” para adicionar um novo registro.
Defina a data e o percentual do índice e clique em "Adicionar". Assim, o índice ficará pronto para ser utilizado.