Este manual tem como objetivo orientar o usuário sobre o processo de Cadastro de Comissão de Vendedor nos Contratos.
Através dessa funcionalidade, é possível registrar as comissões acordadas com os vendedores, definindo valores percentuais ou fixos, prazos de validade, regras de aplicação e demais condições necessárias para o controle preciso dessas remunerações.
Acesse a rotina pelo seguinte caminho: Contratos > Contratos.
Serão exibidos todos os contratos cadastrados, onde você poderá cadastrar a comissão. Clique no ícone de “Editar” para verificar o cadastro do contrato.
No cadastro do contrato, acesse a aba “Serviços”, clique no ícone "⋮" (três pontos) ao lado do serviço desejado e selecione “Comissão Vendedor”.
Preencha os seguintes campos para realizar o processo:
Caixa: Gera automaticamente um contas a pagar referente à comissão do vendedor, conforme o recebimento das parcelas no contas a receber. Ou seja, a comissão é registrada a cada pagamento efetuado pelo cliente.
Competência: Gera automaticamente um contas a pagar referente à comissão do vendedor no momento em que a nota fiscal é emitida. Ou seja, a comissão é registrada assim que a nota é faturada.
Preencha os campos necessários e clique em “Salvar” para finalizar o processo.
As comissões cadastradas serão exibidas na tela abaixo. Caso necessário, você pode excluí-las clicando no ícone da lixeira, como mostrado na imagem.