A data de fechamento de período se refere à data em que um movimento é oficialmente encerrado, ou seja, bloqueia para que lançamentos sejam efetuados com data inferior ou igual à data informada.
Para acessar a rotina acesse o caminho: Operações > Configurações > Padrões do Sistema > Empresa > Configurações Datas de Fechamento
O sistema permite aplicar o fechamento de período para as seguintes opções: financeiro, contratos, faturamento e compras.
Financeiro: No financeiro o fechamento se divide em 3 partes
Contas a Pagar/Baixa: Definir uma data para o fechamento do período de contas a pagar, significa que a partir desta data o sistema vai bloquear qualquer alteração nos lançamentos relacionados às contas a pagar desse período. Isso garante que todas as transações estejam completas e corretas para o período fechado em que não haja alterações após o fechamento.
Contas a Receber/Baixa: Ao definir uma data para o fechamento do período do Contas a Receber, o sistema fará com que todos os lançamentos ou registros relacionados a contas a receber sejam bloqueados para alterações após essa data. O bloqueio pode significar que nenhuma nova entrada pode ser feita, nem alterações podem ser feitas nas entradas existentes no período fechado.
Tesouraria: A tesouraria está relacionada aos lançamentos financeiros lançados manuais, ou seja, que não tiveram origem do Contas a Pagar e Contas a Receber. Informando uma data de fechamento, o sistema analisará esta data para bloquear ou permitir o lançamento.
Contratos: O sistema compara a data de fechamento informada com as datas de início de vigência (para serviços recorrentes) e datas de venda (para serviços variáveis) registradas no sistema.
Faturamento: Ao informar a data de fechamento do faturamento, o sistema não permitirá que seja faturado. Ou seja, gerando nota ou recibos de faturamento com a data inferior ou igual à data informada.
Compras: Data limite no qual pode ser data entrada nas notas de entrada, ou seja, ao informar uma data de fechamento de compra, o sistema vai validar a nota de entrada das notas, caso a data seja inferior a data informada o sistema efetuará o bloqueio do lançamento.
Nesta tela também temos a opção ocultar algumas opções. Para ocultar, basta acessar o ícone Clicando na seta indicativa, vai habilitar todas as opções disponíveis, podendo habilitar as opções cabíveis a cada colaborador que possuem acesso ao sistema do Questor Negócio.
Também nesta tela, existe a opção clicando nela, habilitará a tela para consultar os Logs. Os logs fornecem um histórico detalhado das operações realizadas.