A conciliação bancária é o processo de comparar o extrato da conta-corrente com os registros internos do controle financeiro da empresa. Ou seja, são analisados todos os gastos e receitas registrados na conta bancária, garantindo que tudo esteja devidamente lançado no sistema.
Acessando o menu: Operações > Operações Financeiras > Ver Todos > Conciliação Bancária
As funções abaixo permitem ajustar a forma de fazer a conciliação.
Validar valor: filtra lançamentos com valores exatamente iguais entre o extrato bancário e o sistema.
Validar Saldos: valida os saldos iniciais e finais de cada mês. Ao ativar essa opção, é necessário importar os extratos bancários diariamente.
Validar Data: filtra lançamentos com datas exatamente coincidentes entre o sistema e o extrato.
Conciliar Lançamentos sem Inconsistências: marca automaticamente como conciliados os lançamentos que não apresentam divergências. Também permite gerar lançamentos no movimento diário, desde que o histórico bancário esteja previamente cadastrado.
Importar Apenas Lançamentos Novos: valida os campos de conta financeira, data, valor, número e documento, importando apenas os lançamentos que ainda não constam no sistema.
Buscar Dados de Arquivo Previamente Importado: permite reutilizar um arquivo importado anteriormente, sem precisar selecioná-lo novamente. Nesse caso, utilize os filtros definidos na etapa 2.
Arquivo: selecione o arquivo OFX gerado pelo seu banco para importar os lançamentos bancários e compará-los com os registros do sistema.
OBS: Para selecionar a opção “Conciliar Lançamentos sem Inconsistências” e gerar um lançamento nos movimentos diários automaticamente, deve ser cadastrado o histórico bancário anteriormente. Acessando o menu: Operações > Operações Financeiras > Históricos Bancários, ele serve para automatizar os lançamentos.
Após informar os dados obrigatórios e opcionais que deseja, a aba de Filtros será habilitada para informar a conta financeira e período. Anexe o arquivo ofx e avance no botão de avançar para realizar a conciliação.
OBS: É necessário cadastrar uma conta-corrente com as mesmas informações de agencia e conta que constam no arquivo ofx importado. Para cadastar a conta pode seguir conforme as orientações do manual no link: https://docs.questor.com.br/docs/empresarial-web/cadastrodeconta-corrente
Selecione a conta financeira, o periodo no campo de datas e defina qual o status dos lançamentos.
Na aba de conciliação demonstrará os lançamentos importados do extrato bancário, após conferir, conclua a conciliação.