A rotina de Auditoria de Contratos é uma ferramenta importante para conferir se os contratos foram devidamente faturados ou se há pendências. A seguir, vamos entender como acessar essa funcionalidade, aplicar filtros e interpretar os resultados apresentados pelo sistema.
Acesse a rotina pelo seguinte caminho: Operações > Faturamento > Auditoria de Contratos.
Nesta tela, é possível visualizar os contratos que já foram faturados de acordo com o período de vigência filtrado, além de identificar contratos que ainda não foram faturados, o que permite analisar se houve um esquecimento ou se, de fato, não era para faturar naquele momento.
Você pode aplicar diversos filtros: por data de faturamento, número do contrato, estabelecimento, cliente, tipo de serviço (apenas serviços recorrentes, variáveis, honorários ou, até mesmo, somente honorários e certidões negativas, por exemplo). Toda essa área da tela é dedicada aos filtros. Após configurar os filtros desejados, clique em Filtrar.
O sistema apresentará uma listagem de contratos para auditoria, que, inicialmente, aparece agrupada por estabelecimento. Clique na seta para expandir a lista, conforme a imagem:
A auditoria é composta por status, que identifica a situação do contrato.
Suspenso: Contratos com serviços suspensos, seja por tempo indeterminado ou com data de início e fim da suspensão configurados.
Inconsistente: Contratos que Não foram faturados com base nos filtros aplicados.
OK: Contratos faturados corretamente. Por exemplo, se um contrato possui dois serviços e ambos foram faturados, ele será exibido nesse status.
Se nenhum contrato foi faturado no período filtrado, o status “OK” pode não aparecer. Mas ao rodar um faturamento, é possível visualizá-lo, o que facilita a conferência.
Dessa forma, a rotina de auditoria permite validar e revisar o faturamento realizado, ajudando a identificar eventuais pendências, falhas ou faturamentos indevidos.