Acesse a rotina pelo seguinte caminho: Operações > Contabilidade > Tabelas Contábeis.
Para cadastrar uma “Tabela Contábil”, clique em “Inserir”.

Preencha os campos para realizar o cadastro:
Ao clicar em Salvar, o sistema liberará as abas de Sequencial de Pagamento e Recebimento. No exemplo, está sendo configurada uma tabela de despesa, com um Sequencial de Pagamento.
Ao posicionar o ponteiro do mouse sobre o Sequencial de Pagamento ou Recebimento, será possível visualizar o que deve ser configurado em cada um:
No caso deste exemplo, está sendo configurada uma tabela de despesa; portanto, será necessário configurar um Sequencial de Pagamento. Para isso, verifique qual é a regra de contabilização utilizada pela sua empresa, de acordo com cada conta contábil.
Você deve cadastrar uma regra utilizando a operação de Baixa, informando onde o valor será debitado; uma regra utilizando a operação À vista, também informando onde o valor será debitado; e duas regras para a operação A prazo, informando o débito e o crédito da provisão do lançamento.
Para as operações À vista e de Baixa, não é necessário informar a conta de crédito, pois esta será a conta bancária onde o valor entrará/sairá e será informada no momento da baixa do título ou, no caso de À vista, no momento da geração do título.
No caso de tabela contábil para lançamentos na rotina de Movimentos Diários, deve-se cadastrar a regra utilizando a operação Movimento.
No caso de tabela contábil para lançamentos na rotina de Adiantamento de Clientes/Fornecedores, deve-se cadastrar a regra utilizando a operação Adiantamento.
Nos Sequenciais de Pagamento e Sequenciais de Recebimento, estão disponíveis as variáveis referentes aos impostos da Reforma Tributária. Elas podem ser utilizadas na regra de valor para contabilizar esses impostos separadamente ou junto com o valor da nota fiscal, conforme a necessidade da empresa.
As variáveis disponíveis são:
Exemplo: em uma tabela contábil com Sequencial de Recebimento na operação Baixa, configurada com as variáveis Valor CBS e Valor IBS Estadual, uma nota fiscal de serviço de R$ 1.000,00 com CBS de R$ 3,17 e IBS Estadual de R$ 0,35 gera, na baixa do recebimento, a contabilização de R$ 1.003,52.
⚠️ Importante!
Para que a contabilização ocorra, a tabela contábil deve estar vinculada à conta financeira informada no documento fiscal.