O cadastro de clientes no módulo PDV é essencial para registrar e gerenciar informações de pessoas físicas ou jurídicas com as quais sua empresa mantém negociações. No Questor Empresarial, quando um cliente é cadastrado, ele fica automaticamente disponível no PDV. O processo também funciona de forma inversa: se o cadastro for feito diretamente no PDV, os dados serão integrados ao Questor Empresarial, pois ambos utilizam a mesma tabela de entidades no banco de dados .
Na tela inicial do PDV, clique com o botão direito do mouse e acesse: Cadastros > Clientes.
Código: Gerado automaticamente pelo sistema.
Razão Social: a razão social do cliente.
Nome Fantasia: Nome pelo qual a empresa é conhecida no mercado.
CNPJ/CPF: Informe o número de inscrição.
Ativo: Selecione “Sim” para clientes ativos ou “Não” para clientes inativos (bloqueados para novas transações).
CEP: Digite apenas números (8 dígitos). O sistema preenche automaticamente a cidade, estado e bairro se a base de CEP estiver atualizada.
Cidade: Campo preenchido automaticamente pelo CEP, mas pode ser ajustado manualmente se necessário.
Endereço: Informe o nome da rua, avenida, estrada ou localidade.
Número: Digite o número do imóvel. Se não houver, utilize “S/N” (sem número).
Letra: Caso o endereço possua complemento alfabético (ex.: 120A), informe aqui.
Caixa Postal: Informe o número da caixa postal, se houver.
Complemento: Use para indicar apartamento, bloco, andar, sala etc.
Bairro: Informe o bairro ou distrito.
Inscrição Estadual: Digite apenas números. Se o cliente for isento , deixe em branco e selecione a opção de isenção se disponível.
Inscrição Municipal: Digite apenas números.
I.E. Subst. Tributário: Informe apenas se o cliente possuir inscrição para substituição tributária.
Suframa: Informe o código se o cliente estiver registrado na SUFRAMA (Zona Franca de Manaus).
Produtor Rural: Selecione Sim se for produtor rural.
Inscrição Produtor: Obrigatório apenas se Produtor Rural = Sim .
DDD / Telefone / Fax / Celular: Informe com o DDD (ex.: 47 99999-9999).
Site: Digite o endereço completo.
E-mail: Informe um e-mail válido e ativo para contato e recebimento de documentos.
Tipo, Classificação, Região, Origem: Escolha entre as opções disponíveis no cadastro prévio do sistema.
Atividade Econômica (CNAE): Informe o código CNAE conforme cadastro na Receita Federal.
Melhor Dia Venct: Indique o dia preferencial para o vencimento de faturas.
Nome Contato: Informe o nome da pessoa responsável pelo atendimento ou negociação.
% Funrural / % Senar: Informe as alíquotas, se aplicável ao cliente.
Observações: Utilize para informações adicionais relevantes sobre o cliente.
No campo específico, informe o e-mail de envio para Orçamentos, Pedidos e Boletos .
Esse e-mail será usado pelo sistema como remetente para documentos enviados ao cliente.
Para cada tributo listado (ISS, INSS, IRRF, PIS, Cofins e CSLL ), selecione Sim ou Não, conforme a obrigatoriedade de retenção definida pela legislação aplicável ao cliente.
Após preencher todos os campos e revisar as informações, clique no botão: , para “Salvar” o cadastro.
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