A funcionalidade dos pedidos serve como uma forma de registrar dados dos produtos para futuramente gerar um documento fiscal referente a uma venda ao cliente. (NF-e)
No Empresarial temos três formas de emissão dos pedidos, são eles: pedido normal, pedido simplificado e pedido rápido.
Caso o cliente deseje ter alguns dados padrões ou configurações específicas para usar em seus pedidos, basta acessar o menu: Faturamento > Pedidos > Configurações
Para fazer a emissão dos pedidos normal no Questor Empresarial basta acessar o menu: Faturamento > Pedidos > Emissão Pedidos
No exemplo acima a tela principal é o cabeçalho do pedido, onde pode ser informado os campos em negrito (obrigatórios), os demais campos ficam a critério do usuário preencher conforme a necessidade.
Após informar o cabeçalho do pedido, deve ser informado os itens, clicando no ícone detalhamento de itens abrirá a tela para lançá-los. No campo produto, natureza, vendedor, quantidade, valor unitário pode salvar os dados, caso desejar informar os demais campos fica a critério do usuário.
Na tela ao lado dos itens salvos, fica um breve histórico do cliente para verificação. Depois de conferir os itens, pode ser finalizado e deste gerar uma nota de venda, clicando no ícone Gerar Nota Fiscal o sistema gerará um lançamento em NF-e Venda. Deste pedido poderá ser feita a impressão do pedido e enviar o mesmo por e-mail ao cliente.
O pedido simplificado é uma opção para que a emissão do usuário fique mais fácil, permitindo em uma única tela informar os dados do cliente e produtos no seu documento.
Acessando o menu: Faturamento > Pedidos > Emissão Pedido Simplificado
Informe os campos em Negrito (obrigatórios) do sistema como: Cliente, Produto, Quantidade, Vendedor, Carteira, Forma Pagamento, Frete e Data de entrega. Os demais campos são opcionais por usuário, conforme cada operação.
As demais opções de detalhamento são semelhantes à da funcionalidade do pedido normal. (Gerar Nota fiscal, impressão, envio por e-mail)
O pedido rápido é usado por vendedores que não necessitam de tantas informações no lançamento apenas para ser mais fácil o uso. O método segue o mesmo do pedido normal e o simplificado.
Acessando o menu Faturamento > Pedido > Pedido Rápido
A primeira aba do pedido rápido é para informar os itens do pedido, deve ser informado os campos em Negrito (obrigatórios), os demais campos são opcionais e passando com a tecla Enter até o final o sistema pedirá a confirmação e salvará o item no seu pedido. Caso tenha mais itens basta repetir o processo.
Exemplo: Pedido Rápido Aba Fechamento
Nesta aba devem ser informados os campos referentes a vendedor, carteira, forma de pagamento, data de emissão, data de entrega e frete para finalizar o pedido rápido.
Acessando o menu: Faturamento > Pedidos > Faturamento Agrupado Pedidos
Na tela acima são exibidos as opções de filtros para localizar os pedidos como Data de Emissão, Valores, Filial, Entidade, Forma Pagamento, Carteira, Carga, Número Documento, Série que deseja gerar a nota fiscal.
Depois de informar um filtro e clicando no ícone localizador é possível selecionar os pedidos, notas de venda pendentes ou notas fiscais autorizadas para consulta.
No final tela pode ser marcado os pedidos e clicar no ícone Executar/Gerar (autorizar/faturar o pedido) clicando em sim o sistema pedirá se deseja transmitir a NF de venda.
Conforme o exemplo abaixo será mostrado o lançamento automático que o sistema gera da NF de venda, caso queira transmitir depois é só clicar no ícone da transmissão e depois imprimir a nota.
Gerar Notas Pedido Agrupado: Caso o usuário deseja gerar uma única nota referente a vários pedidos emitidos, basta ele marcar a opção “Agrupar Pedidos” como sim e gerar a nota.
Temos a opção de fazer a impressão de vários pedidos. Acessando o menu: Faturamento > Pedidos > Impressão Coletiva de Pedidos
No exemplo acima são exibidos os pedidos conforme os filtros selecionados pelo usuário. Hoje temos as opções de filtro Emitidos, Valor, Pedidos Número, Filial, Entidade, Forma Pagamento, Carteira, Vendedor, Status, Carga, Cidade.
Depois de informar os filtros desejados e clicar no local, o sistema exibirá as informações dos pedidos. Clicando neles segurando CTRL + Botão Esquerdo do mouse para selecionar mais de um pedido. Clique no ícone para gerar a impressão dos pedidos.
A troca de produtos em pedidos é utilizada em casos que tem pedidos está pronto para ser faturados e por algum motivo precisar ser alterado alguns itens. Selecionando o pedido e trocando apenas as informações dos produtos.
Acessando o menu: Faturamento > Pedidos > Troca de Produtos
Para fazer a troca, primeiro o usuário deve localizar o lançamento do pedido. Depois de localizar será exibido os itens do pedido, clicando duas vezes em cima do item será liberado o campo Produto Novo e Quantidade para o usuário fazer a troca, clicando no ícone Executar/Gerar o sistema pedirá a confirmação da troca e o processo está efetuado.