As configurações de faturamento referem-se ao conjunto de parâmetros e regras que determinam como os faturamentos são gerados, processadas e gerenciados dentro no sistema Questor Empresarial.
Essas configurações são essenciais para garantir que o processo de faturamento seja eficiente, preciso e em conformidade com as regulamentações aplicáveis.
No sistema da Questor, acesse a rotina através do caminho: Faturamento > Configurações
Ao acessar a opção, as parametrizações estarão organizadas em seções. A primeira delas é a “Geral”, que reúne configurações relacionadas ao faturamento, notas fiscais diversas, contratos de gestão, Stone, conferência de entrega, loja franca e mobile.
Neste manual, não será reportado todas as opções disponíveis nas configurações, serão abordadas as opções que trazem mais impacto na execução dos processos do sistema.
Empresa e Filial: Devem ser informados a empresa e a filial para a qual as configurações estão sendo realizadas. Lembre-se de que cada filial deve possuir suas próprias configurações específicas.
As duas opções a seguir, o sistema vai buscar os dados configurados em Gerenciador de Empresa > Cadastro de Série de Notas Fiscais.
Série Padrão NF/NF-e: Caso a empresa emita notas fiscais de modelo 01 ou 55 este campo é obrigatório o preenchimento. Quando for emitir a nota, o sistema preencherá com esta informação o campo da série. Se a empresa utiliza mais que uma, orienta-se a informar a que é mais utilizada.
Série Padrão NFs/NFs-e: Este campo também é obrigatório paras as empresas que emitem notas fiscais de serviço. Caso as empresas que utilizam API para emissão das NFS-e, esta informação é indispensável o preenchimento.
Para as empresas optantes do Simples Nacional, a configuração que será abordada a seguir é de extrema importância. Acompanhado de as demais configurações, ela garantirá que, ao emitir notas fiscais, a informação de que a empresa é optante do Simples Nacional seja corretamente exibida no campo de observações do documento fiscal.
Não: Para que não gere a mensagem;
Sim: Para que gere a mensagem;
Caso a empresa deseja efetuar uma análise de crédito dos clientes no momento da emissão de pedidos e orçamentos de venda, marque as opções demonstradas a seguir com Sim.
Muitas empresas necessitam que o vendedor seja informado no campo das observações da nota, no Questor, para que isso seja possível, a opção apresentada a seguir deve estar selecionada como Sim.
Ao informar um tipo de documento, ao acessar a opção de outras notas fiscais, o sistema vai preencher automaticamente o tipo de documento.
O sistema permite configurar uma série padrão para os contratos como também uma Natureza, basta preencher estas 2 opções.
Dentro dessa opção, existem outras configurações disponíveis, que variam conforme a forma de trabalho da empresa. Por isso, é recomendado que cada item seja validado e ajustado conforme a metodologia adotada.
Stone
Stone Code: Conferir o código com a equipe responsável da própria plataforma Stone;
Chave Secreta: (Secret Key) Chave fornecida pela Questor. Encaminhar para a equipe do suporte Questor o código da “Stone Code” e CNPJ da empresa. Com este código conseguirão obter os demais campos para realizar as configurações;
Tipo de Fluxo: Permite selecionar uma das 2 opções
ID da Conta: (ACCOUNT) Conferir com a equipe do suporte Questor;
AMK Ativação: (Public Key) Conferir com a equipe do suporte Questor.
O sistema permite a integração de empresas que atuam como Lojas Francas de Fronteira Terrestre com o sistema de controle e fiscalização aduaneira da Receita Federal, facilitando o cumprimento das obrigações tributárias.
Homologação: Deve ser configurado para realizar testes iniciais. Após a validação de todos os processos, a configuração pode ser alterada para "Produção". Não é obrigatório iniciar como homologação; é possível configurar diretamente como produção.
Produção: Envia os dados diretamente ao sistema de Fiscalização da Receita Federal, onde as informações serão contabilizadas nas respectivas contas.
Consumer Key: informação fornecida pela Receita.
Consumer Secret: informação fornecida pela Receita.
Moeda: ao configurar a moeda, o sistema registrará automaticamente, no documento, a moeda utilizada em cada venda.
Frete: informação obrigatória, que será vinculada à venda realizada.
Nesta opção Configurações Loja Franca, também há outras parametrizações que devem ser validadas e configuradas conforme as necessidades da empresa.
Essas configurações são destinadas às empresas que utilizam sistemas de vendas externas via smartphones, tablets ou notebooks. Esse recurso permite que os vendedores registrem pedidos diretamente com os clientes e, após a finalização, enviem os dados para a empresa. A partir disso, os processos internos podem ter continuidade.
As configurações devem ser ajustadas de acordo com as necessidades específicas de cada empresa. Devem ser configuradas de acordo com a necessidade de cada empresa.