O Tipo de Documento é utilizado na emissão de Outras Notas, para definir o tipo de operação que será realizada e como o sistema irá se comportar na emissão da nota. Para qualquer tipo de nota que será gerada na Aba outras deve-se ter um tipo de documento específico para aquela operação.
Ex: Devolução, Remessas, Complementares, Estorno, Transferências entre Filiais, Importação (entrada), Exportação (saída) Venda Ordem, Contra Nota Produtor Rural e Nota Referente Cupom Fiscal.
Para utilizar a ferramenta, acesse o menu: Faturamento > Cadastro > Tipo de Documento
Lançar as informações conforme campos detalhados abaixo:
Código: Número gerado automaticamente pelo sistema e tem como finalidade simplificar a procura do tipo de documento cadastrado;
Empresa: Define a que empresa pertence o cadastro do tipo de documento;
Tipo de devolução: Define o tipo de devolução que será realizado com o tipo de documento cadastrado;
0 – Não informado: Usando essa opção o sistema não vai abrir tela para vincular uma nota lançada no sistema, o lançamento feito em outras notas será manual;
1 – Devolução Total de Venda: Usando essa opção o sistema vai abrir uma tela para vincular uma Nota de Venda emitida anteriormente, e vai criar um lançamento de entrada automaticamente usando os dados da nota vinculada. Não poderá ser feita alteração nas quantidades;
2 - Devolução Parcial de Venda: Usando essa opção o sistema vai abrir uma tela para vincular uma Nota de Venda emitida anteriormente, e vai criar um lançamento de entrada automaticamente usando os dados da nota vinculada.Os quais podem ser alterados;
3 - Devolução total de Compra: Ao informar esta opção o sistema poderá buscar a nota de Entrada lançada no Questor Empresarial, buscando seus dados e itens na totalidade, não permitindo alterações nos dados importados;
4 - Devolução Parcial de Compra: Ao informar esta opção o sistema poderá buscar a nota de entrada lançada no Questor Empresarial, buscando seus dados e itens na totalidade, sendo possível selecionar os itens a importar e permitindo alterações nos dados importados;
5 - Devolução Total de Venda e Outras Notas: Ao informar esta opção o sistema poderá buscar a nota de venda ou outras notas emitidas no Questor Empresarial, buscando seus dados e itens na totalidade, não permitindo alterações nos dados importados;
6 - Devolução parcial de Venda e Outras Notas: Ao informar esta opção o sistema poderá buscar a nota de venda ou outras notas emitidas no Questor Empresarial, buscando seus dados e itens na totalidade, sendo possível selecionar os itens a importar e permitindo alterações nos dados importados;
7 - Devolução de Cupom Fiscal: Ao informar esta opção, o sistema poderá buscar o Cupom emitido no PDV, buscando seus dados e itens;
Ativo: Sim/Não, define se o tipo de documento está Ativo para uso;
Bloquear Edição de Dados: Define se o tipo de documento usado permite alteração dos dados importados de uma nota (devoluções);
Gera financeiro/Contas a Pagar: Sim/Não, define se este tipo de documento vai gerar um lançamento nas contas a pagar na empresa;
Gera financeiro/Contas a Receber: Sim/Não, define se este tipo de documento vai gerar um lançamento no contas a receber da empresa;
Crédito Ciap: Sim/Não, define se este tipo de documento é de Crédito de ICMS do Ativo permanente;
Gera débito controle de entrega: Sim/Não define se este tipo de documento gerará débito no controle de entrega;
Transferência: Sim/Não, define se este tipo de documento será de transferência entre filiais, se definido sim, o sistema fará o lançamento de entrada na outra filial automaticamente;
Natureza padrão transferências: Informar a natureza padrão de transferências (natureza de entrada na outra filial);
Cupom Fiscal Referenciado: Define se o tipo de documento será de Cupom fiscal referenciado;
Natureza padrão Cupom Referenciado: Informar a natureza do estoque para Cupom referenciado;
NF Crédito de ICMS: Sim/Não, define se a nota feita com este tipo de documento será de crédito de ICMS;
NF Crédito de IPI: Sim/Não, define se a nota feita com este tipo de documento será de Crédito de IPI;
Natureza Padrão Outras notas: Informar a natureza de estoque padrão usada neste tipo de documento;
Carteira: Informar a Carteira para este tipo de documento;
Forma de Pagamento: Informar a Forma de Pagamento para este tipo de documento;
Série Padrão NF/NF-e: Informar a série que será buscada como padrão ao utilizar esse tipo de documento;
Código Operação Complementar Fiscal: Deve ser verificado junto a contabilidade qual é o código de operação fiscal;
Configuração Valor Unitário: Valor de Venda, Custo Médio, Última Compra, Custo Reposição, Custo Gerencial, define qual será o valor unitário dos itens detalhados na nota usando este tipo de documento;
Busca CST Natureza Vinculada Produto: Sim/Não, define se a CST que será usada no detalhamento do item é a CST da natureza que está vinculada no cadastro do produto;
Permite Alterar Valor total Item: Sim/Não, define se o valor total do item pode ser alterado manualmente no detalhamento de itens da nota;
Nota de Importação: Sim/Não, define se este tipo de documento será para uma nota de importação;
Nota de Exportação: Sim/Não, define se este tipo de documento será para uma nota de exportação;
Estoque Futuro: Sim/Não, define se este tipo de documento será de estoque Futuro, sendo que se definido sim, a mercadoria só estará disponível no estoque no momento em que for informada a chegada da mercadoria;
Contra Nota Produtor Rural: Sim/Não, define se este tipo de documento será uma contra nota de Produtor Rural;
Simples Remessa: Sim/Não, define se este tipo de documento será uma Nota de simples remessa;
Regra Observação Devolução: Define a regra de Observação que será levada para o complemento da Nota de devolução realizada;
Exibir/Permitir Conferência de entrega: Define se as notas feitas com este tipo de documento aparecerão para conferência de entrega;
Conferência de Produtos: Define a abertura da tela de conferência dos produtos no faturamento da nota;
Utilizar Grade Tributária: Caso esteja como SIM, ao lançar os itens o sistema considerará a Grade Tributária vinculada ao produto;
Verificar Documento Referenciado: Quando estiver = Sim, mesmo não sendo devolução o sistema exige um documento referenciado;
Buscar Forma de Pagamento Entidade: Sim/Não define se ao utilizar esse tipo de documento o sistema buscará a forma de pagamento vinculada à entidade;
Buscar Carteira Entidade: Sim/Não define se ao utilizar esse tipo de documento o sistema buscará a carteira vinculada à entidade;
Exibe Valor Unitário Rateio: Caso configurado como: Sim, na tela das Outras Notas será exibido o campo no cabeçalho do lançamento para ser informado um valor que será '‘rateado’' ao valor unitário dos itens;
Utilizar Grade Trib. na Entrada Transf: Quando estiver = SIM entrada gerada automaticamente na filial da transferência, buscará as informações da grade tributária vinculada aos seus produtos para determinado caso;
Atualiza Data da Última Compra: Quando a configuração estiver como SIM, ao dar entrada em outras notas, será atualizada à data da última compra;
Zerar Valor do Frete ao Importar Doc: Para zerar o valor do frete terá que existir a combinação: Configuração do Faturamento = “Importar Valor Frete Notas de Devolução = NÃO” e no Tipo de Documento = “Zerar Valor do Frete ao Importar Doc. = SIM”. A combinação contrária SEMPRE IRÁ CARREGAR O VALOR DO FRETE para o documento;
Somar Frete no Total do Adiantamento: Quando estiver como sim, deverá somar o valor do frete no adiantamento;
Utiliza Abreviatura Un. de Conversão: Quando a opção estiver como Sim, e Existir Unidade de Conversão no Lançamento de Devolução de Compras, será gerada a Abreviatura da Unidade de Conversão no lançamento da Nota;
Obrigatório informar Motivo devolução/estorno: Quando a opção estiver como SIM, será necessário informar o motivo do estorno ao faturar a nota. Possui também validação de permissão do usuário em incluir novos registros na tela de “Motivos de Cancelamento de Notas Fiscais Eletrônicas NF-e”;
Observação: A informação carrega automaticamente para a tela de outras notas ao utilizar esse tipo de documento;
Tipo Entrega Futura: Deve ser escolhido o Tipo de Entrega Futura;
0 - Não Informado (Padrão): Rotina padrão;
1 - Faturamento Entrega Futura: Ao utilizar esse tipo de documento em outras notas, serão listadas apenas notas de faturamento e itens que sejam de entrega futura, ao faturar será gerado o débito das mercadorias no controle de entrega;
2 - Devolução de Entrega Futura - Gera Saldo Controle de Entrega: Ao utilizar esse tipo de documento em outras notas, serão listadas apenas outras notas de Faturamento Entrega Futura, ao faturar a nota fiscal será gerado o crédito no controle de entrega da quantidade devolvida, e podendo verificar ao gera uma nova nota de Faturamento Entrega Futura uma coluna com a quantidade devolvida;
3 - Devolução de Entrega Futura - Não gera Saldo Controle de Entrega: Ao utilizar esse tipo de documento em outras notas, serão listadas apenas outras notas de Faturamento Entrega Futura, ao faturar a nota fiscal NÃO será gerado o crédito no controle de entrega da quantidade devolvida;
Gera Transferência Compras Própria Filial: Quando habilitado é possível gerar um lançamento automático de transferência em compras na própria filial de origem;
Atualiza Ficha Técnica: Quando a opção estiver como Sim, ao finalizar a Outras Notas de Entrada, será chamada rotina de atualização de custo das fichas técnicas com as mesmas premissas da funcionalidade já existente em notas de compra;
Forma de Emissão: Identifica se a nota será transmitida [Própria] ou somente faturada [Terceiros]. Possibilitando aos usuários a digitação de devoluções de venda emitidas pelo cliente sem realizar sua transmissão;
Gera Difal: Define se irá gerar o cálculo, por Tipo de Documento;
Importar Observação do Documento Devolvido: SIM/NÃO se deseja importar as observações da nota que será devolvida;
Nota de Compra: SIM/NÃO se esse Tipo de Documento gerará relatório de compra;
Exibir em relatórios de faturamento: SIM/Não se deseja que as notas utilizando esse tipo de documento apareçam nos relatórios de faturamento;
Lembrando que apenas os campos em negrito são de preenchimento obrigatório, os campos descritos acima são para conhecimento dos usuários e devem ser preenchidos dependendo da finalidade do TIPO DE DOCUMENTO.